O Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), um dos mais tradicionais festivais de teatro do país, inicia a sua 38ª edição nessa segunda-feira (18). A programação completa do evento, que vai até 24 de novembro, foi divulgada pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e está disponível para consulta (clique).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Espalhado por toda a cidade, a programação inclui obras gratuitas de diferentes lugares do país, espetáculos premiados, oficinas e debates. O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela FCCR.
A abertura do 38º Festivale acontece na segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal. A responsabilidade de abrir o festival será do tradicional Grupo Tapa, de São Paulo, que tem mais de 45 anos de atividades. O espetáculo “Tio Vânia” é garantia de bom público neste primeiro dia de evento.
As reservas para este espetáculo e de todos os outros que acontecerão em locais fechados poderão ser feitas dois dias antes de cada evento, no site da FCCR (clique).
O ingresso é solidário: um pacote de farinha de trigo ou de fubá, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
Abertura.
O espetáculo “Tio Vânia” se passa no final do século 19 e toca em assuntos relacionados à ecologia, feminismo, disputa de terras e relações amorosas, que se cruzam por fios invisíveis do texto que transcende seu tempo, espaço, além de uma reflexão sobre o meio ambiente, que situa a obra de Tchekhov no aqui e agora. A peça é recomendada para maiores de 12 anos.
O Festivale tem como objetivo valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais. Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.