Religião brasileira fundada pelo médium Zélio Fernandino de Moraes em 1908, com auxílio do Caboclo 7 Encruzilhadas, a Umbanda é baseada nos princípios de caridade e amor ao próximo. Desde então, a Umbanda tem se difundido cada vez mais em todo o território nacional e entre a sociedade. Comemorado nesta sexta-feira (15), o Dia Nacional da Umbanda terá celebrações especiais no Armazém 17 do Engenho Central, com entrada gratuita.
A realização do evento é da Nossa Casa Espiritual Filhos de Oxalá, com apoio da da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), do Centro de Documentação, Cultura e Políticas Negras, e da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica. A programação do Dia Nacional da Umbanda no Armazém 17 terá celebração religiosa com participação de terreiros de umbanda da cidade, feira de artesanato, apresentações de capoeira, do Baque Caipira e do grupo Pimenta Preta. Também haverá praça de alimentação.
Com a promulgação do Projeto de Lei 5687/05, de autoria do deputado Carlos Santana, foi instituído o dia 15 de novembro como o Dia Nacional da Umbanda. Essa data oficializa a existência dos terreiros de Umbanda em todo o país, possibilitando a comemoração pública da data e facilitando o acesso da sociedade aos seus ensinamentos e rituais.
A celebração do Dia Nacional da Umbanda acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 14h, no Armazém 17 do Engenho Central. O acesso é pela avenida Dr. Maurice Allain, 454. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.