Estudantes do Ensino Médio do colégio De Angeles, de Araçatuba, estão se destacando ao publicar artigos científicos e participar de congressos em universidades brasileiras. Sob a orientação de Diego Finati, professor de Biologia e responsável pela disciplina de Iniciação Científica, os alunos desenvolvem projetos e produzem pesquisas aprofundadas.
Na disciplina, os estudantes aprendem a formular projetos científicos, desenvolvem metodologias e aplicam práticas de laboratório e pesquisa de campo. O processo culmina na redação de um artigo científico, com todas as etapas exigidas para submissão a congressos, onde apresentam seus trabalhos formalmente.
Para Finati, a iniciação científica proporciona uma visão prática e prepara os alunos para a vida acadêmica. “Eles desenvolvem habilidades essenciais como pensamento crítico e resolução de problemas, que são valorizadas no mercado de trabalho e úteis em qualquer carreira.”
Entre os temas já apresentados, destacam-se “Influência dos padrões urbanísticos na arborização,” “Superbactérias: a nova vilã dos tempos modernos,” e “Eugenia e racismo científico.” O último trabalho exposto foi no Congresso Científico Júnior, na UNIFAI, e o mais recente artigo publicado saiu na revista Brazilian Journal of Development, em outubro de 2024, sobre a educação ambiental nas escolas.
Finati reforça que a iniciação científica na educação básica é essencial para aprofundar o aprendizado e incentivar a pesquisa, preparando os estudantes para o futuro acadêmico e profissional.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.