Imagens de segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) captaram a ação do homem que detonou explosivos em frente à sede da corte no início da noite de quarta-feira (13). O vídeo mostra o momento em que ele chega à Praça dos Três Poderes, interage com seguranças e lança fogos de artifício em direção ao prédio. Em seguida, acende um explosivo próximo à nuca e se deita no chão, momento em que o artefato explode.
Leia também: PF abrirá inquérito sobre suposto atentado em Brasília
Pouco antes, o homem havia explodido seu próprio carro a cerca de 300 metros da Esplanada dos Ministérios. Identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, ele já havia sido candidato a vereador em Rio do Sul (SC), em 2020, pelo PL, com o nome de urna Tiü França, mas não foi eleito. Dias antes do ataque, Francisco publicou mensagens com teor político e religioso sobre a ação que planejava.
Francisco mantinha um perfil na rede X (antigo Twitter), onde compartilhava vídeos de conteúdo religioso, músicas antigas internacionais e uma gravação de Donald Trump em um comício na Pensilvânia.
Veja vídeo:
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.