SAIBA ONDE ESTÃO!

Olha a multa: novos radares começam a operar em 10 de dezembro

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine
Equipamentos velhos foram substituídos por novos
Equipamentos velhos foram substituídos por novos

Os novos radares de fiscalização de trânsito começam a multar motoristas por infrações de trânsito a partir do dia 10 de dezembro. A informação é da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes). Vinte e dois novos equipamentos começaram a ser instalados na semana passada, dos quais, nove deles vão fiscalizar velocidade dos veículos, seis deles serão híbridos – fiscalizam avanço de sinal, parada sobre faixa de pedestre e velocidade – e outros sete vão identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos.

Nesses novos pontos, 21 equipamentos estão instalados em avenidas e um na Rua Dom Pedro I. De acordo com a secretária de Trânsito e Transporte, Jane Franco, apesar de já estarem instalados, até o dia 9 de dezembro as infrações serão convertidas em advertência. “Isso demonstra ao motorista que ali foi cometida uma imprudência, que poderia ter gerado um multa por infração de trânsito e também a possibilidade de uma ocorrência de acidente. O nosso objetivo não é multar, mas sim educar. Todas as medidas mitigadoras vêm sendo aplicadas pela pasta, e são extremamente necessárias, pois o município não pode permanecer conivente com tal situação”, disse.

 Além desses 22 novos pontos de fiscalização, outros 28 equipamentos antigos foram substituídos por novos.

Leia também:

Dessa forma, o município contará com 50 novos equipamentos de fiscalização em 120 faixas de rolamento, instalados em pontos estratégicos. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é garantir a segurança de pedestres e motoristas. Além de fiscalizar infrações, os radares vão fazer a leitura de placa de veículos envolvidos em situações indicativas de furtos ou bloqueios. Todos os equipamentos são não intrusivos, com sensores aéreos, o que evita cortes no pavimento.

“É importante ressaltar que autuações só ocorrem nos casos de imprudências, somente 14% dos veículos registrados em Piracicaba são autuados por nossos equipamentos eletrônicos, sendo que desses, 30% são reincidentes. Trabalhamos em conjunto com todas as forças de segurança na implantação dos novos equipamentos, inclusive na identificação desses novos pontos, que cercarão uma maior área, para que todos respeitem as leis de trânsito, minimizando conflitos e diminuindo os sinistros, mantendo, assim, a cidade mais segura para todos”, destaca a secretária.

Veja onde estão

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários