Alunos do 5º ano de duas escolas municipais de Jundiaí, a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, do Ivoturucaia, e a EMEB Pedro de Oliveira, da Ponte São João, brilharam no Projeto Gota D’Água 2024, concurso promovido pelo Consórcio PCJ (associação que tem por objetivo a recuperação dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
O projeto tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água junto à escolas e comunidades. Neste ano, o tema do concurso foi “Resiliência Hídrica e Justiça Climática”.
Os alunos da EMEB do Ivoturucaia conquistaram o 1º lugar na categoria vídeo, com a produção “Capitão ODS e Sua Liga X Lady Detritus”, onde interpretaram heróis lutando contra uma vilã poluidora. Além disso, o podcast criado por esses alunos também foi um dos escolhidos como Destaque do Ano. Já os estudantes da EMEB Pedro de Oliveira, que participaram na categoria desenho, também receberam o título de Destaque do Ano.
A premiação foi realizada na última sexta-feira (8), em Piracicaba, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota D’Água. Representando a DAE Jundiaí, estavam Danilo Resende, encarregado de Educação Ambiental, e a assessora Fabiana Gonçalves de Oliveira, responsáveis pela condução do projeto junto às crianças. Ambos foram acompanhados também pelo diretor de Mananciais Martim Ribeiro e o assessor Luiz Trientini.
O concurso contou com a participação de mais de 70 cidades e, na ocasião, também foi anunciado o tema do projeto para o próximo ano: “Água, Guardiã da Biodiversidade”. Walter da Costa e Silva Filho, diretor-presidente da DAE Jundiaí, destacou a importância da participação da empresa no projeto. “Assumimos nossa responsabilidade com a educação ambiental das novas gerações, essencial para a construção de um futuro sustentável.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.