ALERTA LIGADO

Tetra ameaçado? Franca Basquete tem pior início de NBB em 7 anos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete
Zu Jr. subindo para bandeja contra o São José, no Pedrocão, pelo NBB
Zu Jr. subindo para bandeja contra o São José, no Pedrocão, pelo NBB

Calma, torcedor. Ainda há muito campeonato pela frente. O fato é que o Sesi Franca Basquete enfrenta seu pior início de NBB (Novo Basquete Brasil) em termos de vitórias nas últimas sete temporadas. A pergunta que fica é: o tetracampeonato de forma consecutiva está em risco?

Os comandados de Helinho Garcia têm 62,5% de aproveitamento, com cinco vitórias em oito jogos disputados. Em 6º lugar no Nacional, o Franca Basquete perdeu dois jogos fora de casa: São Paulo por 82 a 66, e Bauru por 76 a 70. No “Pedrocão”, foi superado pelo São José por 86 a 77. Único triunfo da equipe do Vale do Paraíba no NBB, a partida foi uma reedição das finais do Campeonato Paulista de 2024 – ocasião em que Franca se sagrou campeão.

“Considero o desempenho do Franca Basquete como regular dentro de um campeonato em que todas as equipes se fortaleceram. Esse início já demonstrou o equilíbrio que será esse NBB. A diferença entre as equipes que estarão na parte de cima ou de baixo da tabela será muito pequena”, disse Helinho Garcia.

Retrospecto

Nas últimas três temporadas, que renderam o tricampeonato francano, o clube terminou invicto as oito primeiras partidas em 2021/2022 e 2022/2023. Já no campeonato passado (2023/2024), foram seis vitórias.

O Franca Basquete perdeu três partidas em oito pela última vez na temporada 2017/2018. O Touro foi derrotado pelo Campo Mourão, Joinville e Mogi das Cruzes – as duas primeiras equipes já não disputam mais o NBB. Nesta edição, o time francano foi eliminado para o Bauru nas quartas de final, e o campeão foi o Paulistano.

Problemas com lesões

Helinho precisa lidar com desfalques no plantel por lesões. O ala-pivô Lucas Dias passa por tratamento após lesão no púbis, enquanto o ala-armador Didi Louzada se recupera de uma contratura na posterior da coxa. Didi retornará gradualmente nas próximas partidas.

“Tivemos que nos reinventar e nos reestruturar depois das contusões do Lucas Dias e do Didi. Dentro desse contexto, estamos ganhando cada vez mais consistência e consciência do padrão tático da equipe”, afirmou.

A equipe também contará com o reforço de um velho conhecido. O pivô Wesley Castro, que está no Panteras de Aguascalientes, retornará a Franca ao final do campeonato mexicano. Com a camisa francana, o jogador foi campeão mundial e do NBB 2023/2024.

“Vai ser um reforço muito importante, em uma posição em que, realmente, precisamos nos reforçar para que estejamos o mais forte possível neste restante de temporada”.

Próximos jogos

O Sesi Franca Basquete tem três jogos fora de casa: Corinthians, Pinheiros e Flamengo. "Jogos difíceis e duros, em que temos que pensar minuto a minuto, jogo após jogo, para que possamos estar superando as ausências de alguns jogadores importantes".

Independentemente de como começou o campeonato, os torcedores esperam o mesmo desfecho dos últimos anos: o grito de campeão.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Valeska 09/11/2024
    Kkkk Hoje tem fuzue,o adversário não tem nome de santo mas tem São Jorge na arquibancada empurrando
  • Mauricio Fico 09/11/2024
    lucas dias esta de recuperação,mais não sei que recuperação é esta,o atleta não faiz repouso,ta viajando com o time como se não tivesse nada,eu acho que la pro dia 18 ele sara,porque tem que jogar na seleção,sera um absurdo,eu acho que o sesi ta precisando dar uma olhada pra parte medica do clube,ta muito lento,e coloca estes jogadores de repouso,se não não recupera.