MEIO AMBIENTE

Descarte irregular de couro causa incômodo em bairros de Franca  

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
WhatsApp/GCN
Descarte de resíduos de couro gera mau cheiro e atrai urubus em Franca; Secretaria realiza limpezas semanais, mas problema persiste
Descarte de resíduos de couro gera mau cheiro e atrai urubus em Franca; Secretaria realiza limpezas semanais, mas problema persiste

Naquela que já foi a “capital do calçado”, hoje são os terrenos que “respiram” couro. É comum andar por Franca e encontrar detritos industriais descartados irregularmente em áreas públicas, como ocorre na avenida Ricardo Alexsander de Andrade, no Jardim São Francisco, na região leste da cidade.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam a limpeza dos terrenos, mas o problema persiste. Sem identificação dos responsáveis pelo descarte, o local volta a receber sacos com retalhos de couro e materiais recicláveis, como sacolas e caixas de leite.

A zona leste, especialmente nas imediações do Jardim Paulistano, abriga fábricas de calçados e outras indústrias que utilizam couro e peles de animais como matéria-prima. Outros terrenos na mesma região, como entre as avenidas Alagoas e Hélio Palermo, também sofrem com o descarte de couro, sintético e outros resíduos.

Coletores de reciclados retiram alguns materiais, mas o incômodo permanece devido ao mau cheiro, à presença de urubus e ao risco de animais peçonhentos.

O que diz a Prefeitura de Franca

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que realiza a limpeza semanal dos terrenos e lamenta o descarte irregular de lixo e materiais em áreas públicas, lembrando que esses resíduos devem ser destinados para serviços de coleta de lixo ou Ecopontos.

“Apoio da população é essencial para o descarte correto de lixo, além de denúncias contra quem comete essa prática, considerada crime ambiental. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (16) 3711-9440, 153 e 3724-1033 para a Guarda Civil, ou pelo aplicativo Ecofranca, incluindo fotos ou placas de veículos,” informou a pasta.

Quatro Ecopontos estão em funcionamento na cidade: no City Petrópolis, Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas. A população pode destinar resíduos de construção civil (até 1 m³), recicláveis e inservíveis. Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.

A população pode receber orientações sobre o descarte correto através do site da Prefeitura de Franca.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Antonio Carlos 3 horas atrás
    Uma simples placa de indicação de localização dos eco-pontos da prefeitura já resolveria, pelo menos, metade desses descartes irregulares. O cara joga lá porque não sabe onde poderia fazer de modo regular. DIVULGUEM OS LOCAIS DE ECO-PONTO !!!..