AMBIENTE

Prefeitura abre guerra contra descarte de lixo irregular

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
A situação é grave na área central da cidade
A situação é grave na área central da cidade

A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Vigilância Sanitária, vai iniciar uma cruzada contra estabelecimentos que fazem descarte de lixo irregular nas principais áreas públicas e vias da cidade. 

Estão na mira da fiscalização e deverão ser notificados proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, para que materiais sejam descartados nos dias e horários corretos, evitando sujeira nos canteiros, praças e vias públicas. 

Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente, comentou sobre a iniciativa. “Tanto nos bairros como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânicos e recicláveis depois do horário da coleta. Muitos materiais também têm sido colocados em locais inadequados”, disse. 

A situação é grave na área central da cidade por causa da concentração de comércios. O amontoado de lixo gera insatisfação das pessoas, moradores próximos, além do registro de descarte em locais irregulares. “O lixo reciclável não é colocado nos containers corretos e o mesmo acontece com o lixo orgânico”. 

A Secretaria de Meio Ambiente informou que incialmente o trabalho será de orientação para conscientizar os comerciantes. Posteriormente, além das notificações, as multas previstas no artigo 63 do Código do Meio Ambiente têm o valor de 150 UFIRS, o que corresponde a R$ 598,50.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Ro 08/11/2024
    Ah é? E a sujeira que está essa praça em frente ao Centro Pop? Ele vai mandar a conta pra quem ? Vai multar quem? Porque aqui está uma sujeira .Os moradores de rua recolhem o lixo dos comerciantes da redondeza e despejam na praça.