INCLUSÃO

Aulas de natação em Franca atendem alunos com TEA e deficiência

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Prefeitura de Franca
Atualmente, existem 22 alunos autistas participando da iniciativa; outros 12 têm deficiências
Atualmente, existem 22 alunos autistas participando da iniciativa; outros 12 têm deficiências

Promovido pela Prefeitura de Franca, um projeto de aulas de natação e iniciação esportiva atende alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e deficiências. A participação é gratuita.

Atualmente, existem 22 alunos autistas participando da iniciativa. Um deles é João Pedro, de 6 anos. “Eu já vejo uma desenvoltura nele, um gosto para o esporte. É muito bom ver o quanto fez bem essa participação dele na natação. As aulas têm contribuído para a saúde física e mental dele”, disse a mãe do pequeno, Kelly Aparecida Matias.

Coordenador do projeto, Dênis Cássio de Souza, que é professor e especialista em atividades aquáticas e inclusão social, afirma ter orgulho do progresso construído pelos participantes. “Este projeto começou em 2021, e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) viu a necessidade atender quem tem TEA. É um trabalho que vem dando certo. Os alunos têm tido uma socialização muito legal. É muito gratificante ver o antes e o depois”.

As aulas acontecem diariamente, das 13h às 16h30. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é que a turma comece a disputar provas esportivas, fortalecendo o time francano.

Além dos alunos com TEA, que são encaminhados pela APAAF (Associação Pais e Amigos dos Autistas de Franca), há outros 12 que têm deficiências. Eles treinam nas piscinas do Poliesportivo e da Unifran (Universidade de Franca).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Ellen 10/11/2024
    Oi eu tenho uma filha especial e ela precisa muito dessa oportunidade pra fazer essas aulas gratuitas... Ela e caderante seria excelente pra vida dela... Para ajudar ela a andar... Por vafor ajuda a minha filha a conseguir essa vaga