METEOROLOGIA

Semana será de chuva em Franca; Inmet emite alerta

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Ligia Cardoso
Céu visto da rua Couto Magalhães, no Centro de Franca
Céu visto da rua Couto Magalhães, no Centro de Franca

Oh! Chuva, eu peço que caia devagar. Até começou devagar na noite desse domingo, 3, como canta o grupo Falamansa, mas a chuva ganhou volume durante a madrugada e seguiu caindo de forma ininterrupta até a manhã desta segunda-feira, 4, em Franca. Essa é uma amostra de como será o tempo durante a semana na região.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 20,4 milímetros no domingo. Para esta segunda-feira, foi emitido alerta de perigo para chuvas intensas. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o texto.

A faixa laranja cobre a região central do país, em trechos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. O instituto recomenda à população que não se abrigue debaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas – o mesmo vale para estacionar veículos próximos a placas de propaganda e torres de transmissão. Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante temporais.

O Climatempo prevê 20,1 milímetros nesta terça-feira, 5, com termômetros oscilando entre 19 °C e 23 °C. A data será marcada por céu “nublado com chuva forte durante o dia. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não para”. Não são esperadas pancadas na quarta-feira, 6.

A projeção é de 12,6 milímetros para quinta-feira, 7, com mínima de 19 °C e máxima de 25 °C. Sem mudanças na temperatura, o volume subirá para 37,7 milímetros na sexta-feira, 8. Em ambos os dias, a umidade ficará acima dos 60% considerados como mínimo ideal para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A previsão é de chuva, pelo menos, até sábado, 9, em Franca. As pancadas darão uma trégua e retornarão na segunda quinzena de novembro. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a média climatológica é de 189 milímetros para novembro na cidade.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários