A Praça do Jardim Bueno, na região leste de Franca, tornou-se o ponto de encontro de jovens atletas de esportes radicais e o berço de futuras estrelas do skate. Entre elas, destaca-se Mariah Ferreira, de apenas 12 anos, que desponta como nova promessa do esporte, chamando atenção na cidade e no estado de São Paulo.
Mariah, estudante do Ensino Fundamental II, iniciou sua jornada no skate há quatro anos, e o esforço já começa a render frutos expressivos. "A paixão pelo skate começou ao assistir às Olimpíadas de 2020, quando viu Rayssa Leal, hoje sua maior inspiração", conta Raquel Richel, mãe da atleta. Após assistir Rayssa nas Olimpíadas, Mariah pediu um skate de presente e, a partir daí, começou a praticar no quintal de casa.
Determinada, ela assistia a vídeos no YouTube para aprender e aperfeiçoar manobras, treinando sozinha. No início, dividia seu tempo entre o skate, a escola e a ginástica artística, mas, em agosto de 2023, decidiu dedicar o seu tempo no skate. Com o apoio da família, passou a treinar no projeto "Além do Skate", sob a orientação do professor Kleber Silva, na pista do Jardim Bueno.
Caminho para a classificação nacional
Com treinos intensos, principalmente aos sábados na pista e aos domingos em casa, Mariah competiu em seu primeiro campeonato em setembro de 2023, conquistando o primeiro lugar no 1° Jam Session, em Franca. Desde então, sua participação em competições se intensificou, incluindo o Circuito Eterno Skate Guariba (edição 2023/2024), o Serrana Open Amador de Skate 2024 e o Circuito Paulista de Skate, realizados entre Ribeirão Preto e São Paulo. Nessas competições, o apoio da família e do técnico foi fundamental.
“A ideia inicial não era participar do paulista este ano, por isso ela não participou de quatro etapas. Mesmo assim, conquistou o 6° lugar em Ribeirão e em Franca”, afirma a mãe.
A trajetória de Mariah a levou a ser selecionada entre os três melhores atletas de sua categoria mirim para representar o estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro em Natal (RN), a aproximadamente 2.700 km de Franca. Na última sexta-feira, 1° de novembro, ela foi oficialmente filiada à Confederação Brasileira de Skate e à Federação Paulista de Skate, garantindo sua participação na seletiva nacional e a chance de integrar a seleção Júnior Paulista de Skate.
"O apoio da família é fundamental"
Com a proximidade da competição, os treinos se intensificaram, e o suporte emocional e psicológico da família tem sido crucial para que Mariah chegue bem preparada para competir em Natal. "Não é uma viagem fácil nem barata, então estamos planejando tudo com cuidado. O apoio familiar é fundamental", ressalta Raquel. Para viabilizar a viagem, a família busca arrecadar R$ 8 mil e atrair patrocinadores.
Motivada pelo carinho e apoio incondicional da família, Mariah se dedica diariamente aos treinos. Com grande expectativa e ansiedade pela competição, ela segue contando com a força de seus entes queridos, amigos e orações para superar cada desafio.
Mariah Ferreira, com apenas 12 anos, já carrega o sonho de representar Franca e o estado de São Paulo, mostrando que o futuro do skate brasileiro está em boas mãos. Os próximos passos da competição podem ser acompanhados através do Instagram @mariah_sk8. Toda ajuda para a competição é bem-vinda e a família aceita doações através do pix mariahfvreissk8@gmail.com
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.