Um gesto entre uma professora e seu aluno encantou as redes sociais no fim do mês passado. O vídeo, registrado no dia 24 de outubro, mostra um momento marcante para Luís Davi Panice, de 9 anos, que recebeu de presente uma máquina de costura que pertencia à mãe de sua professora, Paula Teixeira de Sousa, 43. A criança é apaixonada por fazer chaveiros, bonecos, brinquedos e bolsas, variando entre a costura e trabalhos manuais.
A família, natural de Piranhas (AL), cidade a 2.120 km de Franca, escolheu morar na cidade ao encontrar melhores condições de estudo e trabalho. Segundo sua mãe, Maria Panice, a costura sempre esteve presente na vida do menino. Ele observava a tia enquanto ela costurava. “Ao chegar em Franca, ele sofreu bullying, estranhava muitas coisas e encontrou na costura seu escape”, relata Maria.
Preocupada, a mãe passou a permitir que ele frequentasse a casa da avó de consideração para costurar. Durante uma reunião escolar, a professora Paula percebeu mudanças no comportamento do aluno e expressou seu desejo de ajudá-lo, dizendo ver nele algo semelhante ao que ela mesma sentia. “Ele é igual a mim, ama ajudar o próximo”, afirma a educadora.
Em um dos episódios mais comoventes, o garoto costurou, à mão, uma peça em formato de rim para presentear uma professora cujo futuro marido enfrenta problemas renais. “Luís fez isso de coração, sabendo que estava ajudando, mesmo sendo algo simbólico”.
Reconhecido como uma criança criativa, que ama cuidar dos outros e deseja ver todos bem, Luís conquistou a admiração da professora Paula, que passou a inscrevê-lo em concursos escolares e a ensiná-lo tudo o que desejava aprender. Além das boas ações, a criança deseja vender seus trabalhos para conseguir comprar um celular e ajudar em casa.
Mudanças e a família francana
Luís chegou a Franca acompanhado pela mãe, Maria Panice. A cidade foi escolhida pelas oportunidades de emprego e melhores condições de estudo. Sua irmã, Geyse Panice, chegou em janeiro deste ano. Na região, a mãe conheceu Rafael, e a sogra passou a ter as crianças como netos de consideração. "O meu marido e a sua mãe são pessoas maravilhosas e amam ele, sempre incentivam suas criações", diz a mãe.
A criança ama costurar e sempre pedia para usar a máquina das tias em Alagoas. Em Franca, a avó de consideração o recebia para poder costurar, quando não podia, ele fazia bonecos à mão. O presente foi combinado em uma reunião escolar entre a mãe e a professora. “Isso para nós é muito gratificante, ver que as pessoas ao redor do meu filho têm amor e carinho por ele”. Segundo Maria, o desejo do seu filho é trabalhar no futuro na área da costura, para conseguir ajudar a sua família.
O poder da educação
A educadora Paula Teixeira de Sousa formou-se em Pedagogia e possui pós-graduação em AEE (Atendimento Educacional Especializado). Ela atua como professora de diversas matérias, entre português, matemática e ciências, na Escola Estadual "José Carlos Donadeli Panice", localizada no bairro Jardim Paulista, região Leste de Franca, uma instituição que atualmente promove o ensino PEI (Programa de Ensino Integral). “A vida inteira meu sonho foi ser professora, sempre fui fascinada por crianças”, diz Paula.
“No meio do caminho, acabei esbarrando em alguns obstáculos”. Durante sua formação, trabalhou em diversas outras áreas, vendendo doces, roupas e bijuterias para conseguir uma renda e alcançar o sonho de atuar como professora e educar crianças.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
ira 06/11/2024lindo gesto, a ser seguido,
-
Belchior De Melo Santos 06/11/2024Gesto muito bonito dessa professora, ajudando uma criança em seus realizar seus sonhos, é uma ajuda ao futuro do país,meus mais sinceros parabéns a ela por essa bonita iniciativa, a ele,meus mais sinceros parabéns por usar e ajudar outras pessoas com o dom que DEUS o presenteou!