ELEIÇÕES 2024

Não está em Franca? Veja como justificar a falta no 2° turno

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Fernando Frazão/Agência Brasil
Eleitor entrega documentação para mesário durante eleição
Eleitor entrega documentação para mesário durante eleição

Não estará em Franca neste domingo, 27 de outubro, data do 2° turno das eleições municipais? Sem problemas! O Portal GCN/Rede Sampi explica como você pode justificar sua ausência para a Justiça Eleitoral. Em Franca, mais de 248 mil eleitores estão aptos a escolher entre Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) para a Prefeitura.

Justificativa pelo aplicativo

Para justificar a ausência, basta acessar o e-Título no horário de votação, das 8h às 17h. Disponível para Android e iOS, o aplicativo deve ser baixado até sábado, 26. No cadastro, será preciso informar seus dados e fazer a conferência biométrica.

Justificativa presencial no dia da eleição

Caso esteja fora de Franca, eleitores poderão justificar o voto em cidades com mais de 100 mil habitantes onde não haverá 2° turno, como Araraquara, Bauru e Campinas, que contarão com mesas receptoras. Para ver os endereços disponíveis, clique aqui! Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento ao Eleitor disponibilizou o telefone 148 (custo de ligação local).

Nos municípios com menos de 100 mil eleitores, não haverá mesas de justificativa. Nesse caso, o e-Título será a única opção.

Após a eleição

Se preferir justificar após o dia da votação, você terá até 60 dias, ou seja, até 7 de janeiro de 2025. O procedimento pode ser feito pelo e-Título, Autoatendimento Eleitoral, Sistema Justifica ou preenchendo o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Para ausências no 1° turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

É necessário anexar documentação que comprove o motivo da ausência para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral.

A Justiça reiterou que quem não votou no 1° turno ainda pode participar no 2° turno das Eleições de 2024.

Onde haverá 2° turno?

Além de Franca, outras cidades como Barueri, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté também terão o turno adicional.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários