No terceiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL), promovido pelo GCN e Acif, o formato arena trouxe cinco minutos para cada tema, permitindo que os candidatos fizessem perguntas e respostas entre si de forma livre.
No início do embate, o mediador precisou intervir para manter a ordem e a condução adequada da dinâmica.
"O senhor deixou a cultura acabar", diz Rocha
Alexandre perguntou a Rocha o que ele faria para essa área, questionando se ele planeja realizar convênios. Rocha criticou a gestão de Alexandre, acusando-o de ter cortado o incentivo à Orquestra Sinfônica e prometendo trazer festivais de música, folia de reis e carnaval, caso seja eleito. Ferreira respondeu que pretende criar assistência para os artistas culturais da cidade, para viabilizar seus projetos.
Rocha, no entanto, criticou novamente: "O senhor deixou a cultura acabar, basta ver o estado do Champagnat e do museu". Alexandre rebateu, afirmando que o adversário mente e que sua gestão tem promovido a cultura no município.
Alexandre: "A Dra. Graciela está envolvida nessas fake news?"
Rocha destacou o aumento no número de veículos e os problemas de congestionamento, perguntando qual seria a solução. Alexandre concordou que o aumento de veículos é significativo, justificando que Franca é uma cidade que oferece condições para as pessoas adquirirem veículos. Ele mencionou obras de ampliação de vias como a Geralda Rocha Silva e Euclídes Vieira Coelho.
Rocha, por sua vez, acusou Alexandre de ter perdido o prazo para apresentar projetos de melhorias nas alças de acesso à Rodovia Cândido Portinari. "A deputada Delegada Graciela reabriu o prazo para que, em 2025, façamos a interligação dos bairros e um pontilhão no Tropical", afirmou Rocha. Ferreira retrucou: "A Dra. Graciela está envolvida nessas fake news que você cria? Isso me espanta".
Terceira idade
João Rocha questionou Alexandre Ferreira sobre os programas voltados para a terceira idade. Antes de perguntar, Rocha afirmou ter visitado os Centros-Dia e perguntou o que o adversário faria em prol dessa causa.
Alexandre respondeu que já inaugurou Centros-Dia durante sua gestão e que outros foram entregues anteriormente. Ele destacou que pretende ampliar a assistência já oferecida.
Rocha discordou, afirmando que a população reclama da falta de assistência, e que o discurso de Alexandre não reflete a realidade.
Recapeamento
Outro tema abordado foi recapeamento. Alexandre disse que criou o "Tapzap", um canal de comunicação com a população para receber reivindicações, e informou que já gastou quase R$ 30 milhões nesse serviço, parte da verba proveniente da deputada Delegada Graciela.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.