Quem ficou acordado na madrugada desta segunda-feira, 21, acompanhou Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) trocarem uma série de ataques. O debate promovido pela EPTV, afiliada da Rede Globo, começou às 23h22 e se estendeu até 1h10.
Moradores de rua
Alexandre afirmou que o número de moradores de rua aumentou em todas as grandes cidades após a pandemia do coronavírus. João, por sua vez, repetiu mais uma vez que vai encerrar as atividades do Centro Pop nos moldes atuais, rompendo com o Governo Federal, e que um novo programa municipal será implementado.
"A criminalidade, a vadiagem e essa situação que está lá — infestando a cidade de crimes — não vai e não pode continuar. A mão frouxa acabou, e a tolerância será zero a partir de janeiro", completou o liberal.
Alexandre criticou João Rocha por não apresentar propostas claras sobre a população de rua e destacou resultados durante sua gestão. "Hoje, temos pessoas cuidando de idosos. Temos ex-moradores de rua que estão em casas, plantando hortas e produzindo alimentos. Temos moradores de rua que são mecânicos de máquinas pesadas em usinas. Temos vários exemplos. Não temos famílias nas ruas porque as acolhemos".
Cirurgias eletivas e leitos
Ao ser questionado sobre a solução para o problema das filas de cirurgias eletivas, Rocha mencionou que a deputada estadual Delegada Graciela (PL) destinou R$ 3 milhões para auxiliar na realização dos procedimentos. "O senhor está comprando cirurgias eletivas fora da cidade para pessoas que não têm nenhuma condição".
Alexandre insistiu em pedir a João Rocha que explicasse seus projetos. "Fica chacoalhando o braço, a mão e falando alto." O prefeito citou decisões judiciais sequenciais contra João Rocha por informação falsa. "É uma liminar atrás da outra. Aliás, candidato, o senhor é tetra: por quatro vezes o juiz mandou o senhor retirar peças promocionais. Que bagunça essa campanha".
Rocha disse que a Santa Casa tem condições de ampliar o número de leitos. "O senhor que é birrento com a Santa Casa e não quer comprar (...) ele fala que tem proposta, mas não tem solução".
O prefeito afirmou que João Rocha é o "maior mentiroso" e o "maior produtor de fake news" que já viu como candidato. Alexandre explicou que, durante a pandemia, foi necessário interromper outros serviços de saúde para abrir mais leitos. "Por isso abriram mais leitos, senão teria morrido gente. As cirurgias eletivas foram suspensas, por isso havia mais leitos".
Casas populares
Segundo João Rocha, Franca tem "mais de 20 alqueires de áreas desocupadas" e, apesar disso, o prefeito não teria entregue nenhuma casa popular. Alexandre fez questão de perguntar a João onde estaria esta área. João se limitou a dizer que na cidade existem várias áreas que poderiam ser utilizadas na construção de casas, mas não respondeu.
Alexandre ainda recordou que, no passado, mais de 1,2 mil residências foram entregues, como no Copacabana e Bernardino Pucci, por meio do Minha Casa, Minha Vida. "Durante a pandemia, não houve nenhum projeto que foi aprovado (pelo governo federal)".
O prefeito e candidato à reeleição completou argumentando que tem dois projetos prontos, sendo um no Jardim Portinari e outro na Vila Santa Cruz, por meio do Casa Paulista, programa do Governo do Estado. "Agora, queria que o candidato viesse aqui e me falasse onde estão esses 20 alqueires de terra para fazer casa", insistiu.
Rocha se limitou a dizer que "está cheio de áreas em vários bairros". Alexandre não perdoou a falta de precisão do oponente. "Seu João... o senhor não sabe onde estão essas áreas, né?! O senhor não tem nem ideia onde estão essas áreas".
O atual chefe do Executivo também trouxe à tona as residências entregues na época em que João Rocha foi vice-prefeito da cidade, entre 1989 e 1992. "O senhor deve estar na regra de 30 anos atrás e está longe desse processo. Onde o senhor fez casa, sabe quem resolveu o problema judicial quase 20 anos depois? Ary e Sidnei Rocha. O senhor fez casa onde não podia fazer", completou.
Debate GCN
O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Franca será promovido pelo GCN/Sampi/Difusora nesta quinta-feira, 24, a partir das 19 horas, com transmissão pelo portal e redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), além da Rádio Difusora AM 1030 kHz.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
Darsio 22/10/2024Discutir propostas com bolsonaristas é perda de tempo. A única coisa que sabem fazer e muito bem, são fake news. Afinal, perguntem a um desses aloprados o que o mito deles fez de bom durante o seus quatro anos de desgoverno? Citem um projeto em áreas como saúde e educação ou ainda alguma importante obra produzida por ele. Não vale dizer obras de outros governos, como a transposição do São Francisco. Agora, tudo que os bolsonaristas buscam aprovar é a anistia para os bandidos e terroristas que quebraram Brasília e tudo fizeram para um golpe militar e, principalmente já pensando em livrar o mito deles da cadeia. Não são capazes de propor um único projeto que possa melhorar as condições do país e, o candidato João Rocha vai nessa linha. O cara fala em resolver o problema de congestionamentos das pontes que cruzam a rodovia Portinari, mas não deixa claro como fazer isso. Apoia-se na deputada, alegando que já há o compromisso para que isso seja feito, mas cá entre nós, a deputada já está no seu segundo mandato e, curiosamente agora, em época de eleições diz que já tem tudo encaminhado? Só sendo trouxa para cair nessa.
-
Gonçalves 21/10/2024Coitado do senhor João.. totalmente perdido... não falava nada com nada kkkk Domingo vai perder até o rumo de casa
-
Flávio 21/10/2024É...o Jão vai ter que aceitar de ficar com o dedo atolado mesmo.....vai perder a última oportunidade da vida pra desatolar.
-
Dirceu 21/10/2024Esses debates caem rapidinho na mesmice de sempre... Os caras não tem nada de bom pra falar de sí mesmos e nem dos seus supostos planos de governo... São promessas vazias que TODOS sabem q não se cumprirão nem 10%. Só falam mal um do outro tentando mostrar pro povo q o outro não merece o seu voto. No final, nenhum dos dois merecem!!!!