PROJETO 2025

Wantuil sobre a Francana: ‘Vamos fazer uma equipe para subir’

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Marcos Limonti
Técnico Wantuil Rodrigues durante hino nacional no Lanchão
Técnico Wantuil Rodrigues durante hino nacional no Lanchão

O técnico Wantuil Rodrigues completa na próxima terça-feira, 22, exatos dois anos à frente da Francana. Do aguardado acesso pela torcida ao planejamento do ano de 2025, o mineiro de Ubá, a 645 km de Franca, segue escrevendo sua história na Esmeraldina.

Desde que a Francana caiu para a última divisão do futebol paulista em 2015, Wantuil foi o primeiro treinador a comandar o elenco principal por duas temporadas consecutivas. Em 2023, a Veterana chegou até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Catanduva. No ano seguinte, em 2024, conseguiu o acesso ao ser vice-campeã da A4, após perder os dois jogos da final para o Rio Branco, de Americana (SP).

Somadas as duas temporadas, Wantuil completou 55 jogos pela Francana, com 23 vitórias, 17 empates e 15 derrotas, o que representa 52% de aproveitamento. Foram 66 gols marcados e 53 gols sofridos. O clube disputou a quarta divisão do Campeonato Paulista em 2023 e 2024, além da Copa Paulista nesse período.

Focado na temporada de 2025, o treinador projeta a equipe para disputar o Campeonato Paulista da Série A3. “O objetivo é subir. Nós vamos montar uma equipe para conquistar o acesso”, afirmou.

O clube busca superar as dificuldades financeiras para alcançar o acesso. “Estamos no mercado, fazendo contatos. Estamos resolvendo os problemas financeiros que ainda temos da Copa Paulista. O presidente tem realizado reuniões e estamos procurando soluções. Logo apresentaremos um plano para a A3.”

O primeiro compromisso de 2025 será a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A diretoria registrou 35 jogadores no BID (Boletim Informativo Diário), incluindo atletas que já defenderam a Veterana na temporada passada, como Hugo, Ítalo, Luan, Enílton, Riquelme, Gabriel e João Vitor. O grupo realizará os treinos no campo do Nhô Chico. A competição sub-20 terá início em 2 de janeiro.

Wantuil aguarda a FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgar os grupos da Copinha para conhecer os adversários e estudá-los. O clube avaliará o desempenho dos jogadores na competição e pretende manter a base para a Série A3, que começa em 20 de janeiro.

Francana e Marília em 2002

Esta é a quarta passagem do treinador pela Esmeraldina. “Eu não queria passar em branco pela Francana, queria estar na história do clube com um acesso. Estive muito próximo em 2002, na Série A2, quando quase subimos para a A1. Foi o único ano no futebol paulista em que apenas uma equipe foi promovida. Quem perdia a disputa pelo título da A2 jogava a repescagem contra o segundo colocado que estava caindo da A1, que era a Portuguesa Santista.”

O episódio mencionado por Wantuil refere-se à "segundona" de 2002. Após vencer a primeira partida por 2 a 0 diante de mais de 18 mil torcedores no “Lanchão”, a Francana perdeu para o Marília por 3 a 0 fora de casa e deixou escapar o tão sonhado acesso à elite do Campeonato Paulista. Na repescagem, foi superada pela equipe do litoral paulista. “Empatamos em casa por 2 a 2. Empatamos em Santos por 1 a 1 e perdemos nos pênaltis. Isso me deixou muito triste. Aquele episódio me afastou da Francana por cinco anos.”

2007 a 2008

O treinador ficou afastado por cinco anos da Veterana até retornar em 2007 para disputar a Série A3. Com 20 participantes, a Francana terminou na 15ª colocação, com 19 pontos — cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas. “Foi um ano muito difícil, lutamos contra o rebaixamento o tempo todo.”

Mantido para 2008, o técnico permaneceu até a 15ª rodada, conforme as súmulas do campeonato disponíveis no site da FPF. A equipe terminou a fase de classificação na 9ª posição, com sete vitórias, seis empates e seis derrotas, totalizando 27 pontos.

2011 a 2012

A terceira passagem pela Francana começou na 17ª rodada da terceira divisão de 2011. Wantuil tinha a ingrata missão de salvar a equipe do rebaixamento faltando duas rodadas. Após perder para a Santacruzense por 4 a 2 fora de casa, a Veterana se salvou ao vencer o São Carlos por 1 a 0, com um gol de Tiago Henrique Loquete aos 81 minutos.

“Fizemos uma parceria com o América, trazendo 15 jogadores. Fizemos uma boa Copa Paulista, ficando entre os oito. No ano seguinte (2012), fizemos um bom Campeonato Paulista com essa parceria e terminamos em décimo lugar — os oito primeiros se classificavam, e nós perdemos a vaga no saldo de gols. Novamente fui punido, sendo afastado da Francana. Fiquei 11 anos longe do clube.”

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários