AÇÃO EM BAURU

Defesa Civil: ação de conscientização no período de chuvas fortes


| Tempo de leitura: 2 min
A conscientização busca mostrar a importância da prevenção e da preparação para minimizar danos e proteger vidas
A conscientização busca mostrar a importância da prevenção e da preparação para minimizar danos e proteger vidas

A Defesa Civil de Bauru realizou nesta sexta-feira (18) uma ação de conscientização sobre os riscos no período de chuvas fortes, dentro da Semana de Redução de Risco de Desastres, promovida pelo governo estadual. As equipes da Defesa Civil, servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e agentes de trânsito da Emdurb atuaram nesta sexta-feira no quarteirão 5 da avenida Nações Unidas, perto do viaduto da Fepasa, com a distribuição de panfletos aos motoristas com orientações para evitar áreas com potencial de alagamento nos dias de chuvas fortes, que são esperadas a partir de outubro até março.

O trabalho aconteceu em diversos municípios, e teve a parceria da Prefeitura de Bauru. A conscientização busca mostrar a importância da prevenção e da preparação para minimizar danos e proteger vidas. A participação da população é essencial para que todos estejam informados e prontos para agir em situações de emergência.

Participaram da panfletagem o chefe de Gabinete da prefeitura, Leonardo Marcari, e o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Ryal, com o apoio dos demais servidores. Confira a seguir as principais orientações da Defesa Civil para os dias de chuvas fortes e ventos.

  • Fique alerta com a elevação do nível da água, que é rápido;
  • Procure ficar em locais mais altos que o nível da rua;
  • Ao menor sinal de chuva forte, abrigue-se em um local seguro;
  • Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas;
  • Lembre-se de garantir a segurança dos animais domésticos;
  • Se for necessário sair de casa, feche os registros de água e gás, portas e janelas, para evitar a entrada de escombros e animais peçonhentos;
  • Não se arrisque em travessias ou brincadeiras, pois apenas 15 cm de água em movimento pode derrubar alguém, e 30 cm pode arrastar um veículo;
  • Após a chuva, procure trincas e estufamentos nas paredes, o que pode indicar risco de desabamento;
  • Espere a água baixar para voltar para casa, e em caso de inundação na residência, use botas e luvas de borracha para remover a lama e o lixo, tomando cuidado com animais peçonhentos que podem estar escondidos, desinfete objetos e descarte alimentos que tiveram contato com a água, e não use equipamentos elétricos que foram molhados com as chuvas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários