Imagine uma pessoa que não é tão fã de praticar atividades físicas. Aquela que vai do trabalho para casa, de casa para o trabalho e rechaça qualquer convite para dar uma caminhadinha ou frequentar uma academia. Imaginou? Pois bem, há cerca de uma década, esta era a realidade da professora francana Camila Cristina Vergílio, de 39 anos.
Camila foi, aos poucos, deixando para trás o sedentarismo e ‘fazendo amizade’ com os exercícios físicos, principalmente as caminhadas e corridas. Atualmente, além de dar aulas em Franca e Cristais Paulista, profissão da qual se orgulha há 20 anos, ela vai disputar nada menos que o Mundial de triatlo, realizado na Espanha. A prova dela acontece neste sábado, 19.
A francana conta que, entre o ‘tchau’ para as práticas sedentárias e o início na categoria atlética, houve um espaço de quatro anos. “Comecei em 2018, quando participei de um simulado organizado pela assessoria Esporte Livre Saúde, na Toca do Lobo, e acabei me apaixonando. Depois do simulado, passei a treinar especificamente para o triatlo”.
A partir do surgimento da paixão pelo esporte, Camila se aprimorou e, em 2022, participou dos campeonatos Paulista e Brasileiro. No estadual, ela alcançou o mais alto posto, saindo como campeã. No nacional, terminou na terceira colocação de sua categoria, o que lhe rendeu a vaga ao seu primeiro Mundial, no ano passado.
“Em 2023, fiz, novamente, os campeonatos Paulista e Brasileiro e me classifiquei para o Mundial de Torremolinos, na Espanha”, contou a francana, que ainda contará com uma ‘companheira de time’ especial. “A minha sobrinha, Gabriela Vergílio, também participará”.
Durante a preparação para o torneio mais importante de triatlo no mundo, Camila Vergílio acordava todos os dias enquanto o dia sequer tinha clareado.
“Treino diariamente antes de ir para a escola, às 5h ou até antes. Às 7h, eu preciso estar na fila com os alunos”, disse, em tom bem humorado. Mas não para por aí. A professora, que ainda é casada e mãe de dois filhos, também treinava depois de lecionar. “O segundo treino do dia, faço após sair do trabalho, por volta das 18h ou um pouco depois”.
Depois de tanto foco, resiliência e de uma virada de vida, saindo do sedentarismo e se tornando uma atleta de elite do triatlo, Camila colocará suas habilidades à prova neste sábado, na região da Andaluzia.
O que é o triatlo?
O triatlo é uma prática esportiva que consiste na combinação entre natação, ciclismo e corrida, realizados em sequência e sem interrupções. Os atletas competem em todas as três disciplinas em uma única prova, o que torna o triatlo um desafio tanto físico quanto mental. As distâncias variam dependendo da categoria.
O esporte está presente na grade das Olimpíadas. Em 2024, o atleta Miguel Hidalgo conquistou, em Paris, a melhor colocação de um brasileiro na categoria: 10º lugar. Ele superou o 11º lugar de Sandra Soldan em Sydney, em 2000.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.