SUJEIRA

Piracicaba amanhece cheia de santinhos eleitorais

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Claudinho Coradini/JP
Até mesmo as escolas que não são colégios eleitorais amanheceram cheios de 'santinhos'
Até mesmo as escolas que não são colégios eleitorais amanheceram cheios de 'santinhos'

No dia da eleição, muitos candidatos apostam em velhos hábitos na disputa por votos. A distribuição de santinhos é um deles.

Em Piracicaba, muitos santinhos foram distribuídos durante à noite. As ruas amanheceram repletas de materiais de campanha.

No Brasil, a prática de distribuir "santinhos" eleitorais, ou panfletos de candidatos, nas proximidades de locais de votação, como escolas, é proibida conforme a Lei das Eleições. Essa proibição está prevista na Lei nº 9.504/1997, que regula as eleições no país. De acordo com a lei, é vedado realizar qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia da eleição, incluindo a distribuição de santinhos, faixas, cartazes ou qualquer material que possa influenciar os eleitores no momento da votação.

O descumprimento dessa norma pode resultar em multas e outras penalidades para os candidatos e partidos envolvidos, além de permitir que a prática seja denunciada à Justiça Eleitoral.

O principal objetivo dessa proibição é garantir a lisura do processo eleitoral, evitando que os eleitores sejam influenciados de forma indevida enquanto se dirigem às urnas. Essa legislação é para assegurar um ambiente de votação tranquilo e livre de pressões externas, permitindo que os eleitores façam suas escolhas de forma consciente e sem interferências para garantir um processo eleitoral justo e democrático.

  

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários