ELEIÇÃO EM TAUBATÉ

Com Ortiz favorito, rivais tentam impedir vitória no 1º turno

Por Xandu Alves | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Repórter Especial
Reprodução
Vista de Taubaté
Vista de Taubaté

A eleição em Taubaté opõe o favoritismo do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto, contra novas forças políticas na cidade, que tentam levar o pleito para o segundo turno.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O município tem o segundo maior colégio eleitoral do Vale do Paraíba, com 242.885 eleitores aptos a votar neste domingo (6). A votação será das 8h às 17h. Seis candidatos disputam o Paço Municipal e 300 querem uma das 19 cadeiras da Câmara Municipal.

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (5) mostra Ortiz Junior (Republicanos) com 45% dos votos válidos, na liderança pela disputa da Prefeitura de Taubaté.

Na sequência, Marcia do PL (PL), com 18%, Sérgio Victor (Novo), com 16%, e Loreny (Solidariedade), com 15%, aparecem em empate técnico triplo, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O atual prefeito José Saud (PP) registrou 3%, e Coronel Paulo Ribeiro (PT) anotou 2%, e também aparecem em empate técnico.

Cenário.

Márcia conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez carreata com ela na semana passada, e Loreny ficou em segundo lugar na última eleição na cidade, quando perdeu no segundo turno para o prefeito José Saud (PP), que tenta a reeleição. Ela também chegou a assumir a vaga de deputada federal.

Além das duas e do prefeito de Taubaté, disputam o Palácio do Bom Conselho o ex-deputado estadual Sérgio Victor (Novo) e o Coronel Paulo Ribeiro (PT). Segundo as pesquisas, Saud e o petista estão tecnicamente empatados na última colocação, com 3% e 2% das intenções de voto, respectivamente.

Três fatos marcaram a disputa em Taubaté nas últimas semanas e podem ter impacto nas preferências do eleitorado. Primeiro a morte do ex-prefeito de Taubaté José Bernardo Ortiz, que morreu aos 87 anos no dia 29 de setembro. Ele é pai de Ortiz Junior.

Na última terça-feira (1º), Bolsonaro percorreu ruas de Taubaté em carreata ao lado de Márcia do PL. Por último, os candidatos se enfrentaram em debate na TV Vanguarda, na quinta-feira (3), em clima de enfrentamento e críticas que miraram principalmente o líder das pesquisas. É esperar para ver que impacto terá nas urnas tais acontecimentos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários