ELEIÇÃO EM SÃO JOSÉ

Em disputa voto a voto, eleição opõe antigos aliados em São José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Paço Municipal de São José dos Campos
Paço Municipal de São José dos Campos

Em disputa voto a voto, eleição histórica em São José dos Campos opõe antigos aliados, redefine quadro político na cidade e pode levar São José ao segundo turno após 28 anos. A última vez que a decisão chegou ao segundo turno na cidade foi em 1996, quando Emanuel Fernandes (PSDB) venceu Pedro Yves (PMDB).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O município tem o maior colégio eleitoral do Vale do Paraíba, com 536.901 eleitores aptos a votar neste domingo (6). A votação será das 8h às 17h. Seis candidatos disputam o Paço Municipal e 364 querem uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal.

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (5) mostra Anderson Farias (PSD) com 33% dos votos válidos e Eduardo Cury (PL) com 28% na disputa pela Prefeitura de São José dos Campos. Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico entre os dois.

Cury ainda aparece em empate técnico com Dr. Elton (União), que tem 25%. Wagner Balieiro (PT) registrou 13% das intenções de votos, enquanto Toninho Ferreira (PSTU) e Prof. Wilson Cabral (PDT) anotaram 1%, cada.

No entanto, Cury e Anderson faziam parte do mesmo grupo político, ligados ao ex-prefeito Emanuel Fernandes, hoje apoiador de Cury. Todos eram do PSDB, partido que venceu as 6 das últimas 7 eleições em São José.

Mas o grupo rompeu-se em 2022 com a saída do ex-prefeito de São José e atual vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, para o PSD de Gilberto Kassab. Anderson fez o mesmo movimento. Ambos justificaram a mudança dizendo que o PSDB não era mais o mesmo. Cury e Emanuel disseram-se traídos.

Com a divisão no ninho tucano e a entrada em cena de novos caciques políticos, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve em São José para participar de uma carreata ao lado de Cury, na última terça-feira (1º), a eleição em São José vai redefinir o novo desenho político da cidade, para além da polarização entre PSDB e PT dos últimos anos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários