A atleta Bárbara Reis, de 14 anos, conquistou o pódio em uma das categorias do Pan-americano Kids de Jiu-jitsu, promovido pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo) no último domingo, 29.
O torneio aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Bárbara, que nasceu em Franca, e mora em Rifaina desde pequena, ficou na terceira colocação da classe infanto-juvenil B de faixa branca, na divisão dos pesos-médios.
Ela começou a lutar jiu-jitsu ainda pequena, por influência do pai, Pedro Ivo, que é professor esportivo em Rifaina e também lutava. Por conflitos em horários, a jovem chegou a ficar por um tempo sem praticar a arte marcial, mas retornou ao esporte há cerca de cinco meses.
“Foi muito difícil chegar ao pan-americano. É complicado conseguir os patrocínios, mas tive bastante apoio dos meus familiares, como meu pai, minha mãe e minha avó, e do meu professor, José Victor. Quando cheguei lá, percebi que tinha feito uma das melhores escolhas da minha vida”, destacou Bárbara Reis.
A lutadora também contou, com exclusividade à reportagem do portal GCN/Sampi, que ficou muito feliz por ter conhecido outros esportistas e que se surpreendeu com o nível da estrutura preparada para o campeonato.
A respeito do pódio conquistado, Bárbara não contém a emoção. “Acho que foi uma conquista muito grande para mim, levando em conta que foi apenas meu terceiro campeonato. Levar o nome de Rifaina e do interior para um torneio tão grande assim não tem preço”.
Todo orgulhoso, o pai da jovem disse que ficou muito feliz com a marca alcançada pela filha. Ele destaca o esforço realizado por ela e conta que chegou a dar aulas para José Victor, professor de jiu-jitsu da menina.
“Eu sei que o professor dela também está muito orgulhoso. Ele foi meu aluno de remo e canoagem quando eu ainda dava aula na prainha. É muito satisfatório ver isso tudo”, disse Pedro Ivo.
Agora, Bárbara, que realiza aulas gratuitas de jiu-jitsu por meio da Prefeitura de Rifaina, almeja a participação no Mundial Kids, que também vai acontecer no Ibirapuera. Ela ainda tenta reunir patrocinadores e promove uma vaquinha, que pode ser acessada através deste link.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.