ASTRONOMIA

Eclipse encanta francanos e transforma céu em espetáculo raro

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/WhatsApp
Eclipse visto de rua na região Oeste de Franca
Eclipse visto de rua na região Oeste de Franca

Um eclipse solar parcial aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira, 2 de outubro. No Brasil, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste puderam acompanhar o fenômeno. Em Franca, os moradores apreciaram o espetáculo, que começou por volta das 15 horas e ficou visível até o pôr do sol.

Durante o eclipse, a Lua se posicionou entre a Terra e o Sol, bloqueando parcialmente a luz solar. Embora não tenha sido um eclipse total, foi possível observar que uma parte significativa da estrela ficou encoberta.

Para muitos, o Sol parecia maior do que nunca, surpreendendo os moradores, que rapidamente começaram a registrar o evento e compartilhar nas redes sociais. Apesar de alguns não conseguirem acompanhar o fenômeno devido à rotina de trabalho, outros puderam contemplar o fenômeno, mesmo que por alguns minutos.

O eclipse durou cerca de três horas, encerrando-se por volta das 18h10. O céu adquiriu tons alaranjados, semelhantes a uma pintura, transmitindo paz e harmonia.

O próximo eclipse solar visível em território nacional ocorrerá apenas em 2026, gerando expectativa entre os francanos que não puderam acompanhar o evento desta vez.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários