MÁRCIO FRANÇA

Franca precisa ter portas escancaradas em Brasília, diz ministro

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Bruna Góis/GCN
Ministro Márcio França durante visita ao GCN
Ministro Márcio França durante visita ao GCN

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, visitou a sede do Portal GCN/Rede Sampi nesta terça-feira, 24, durante sua passagem por Franca.

Ex-governador do Estado de São Paulo entre 2018 e 2019, após a renúncia de Geraldo Alckmin para disputar a Presidência da República, França enfatizou a necessidade de Franca retomar os vínculos com o Governo Federal.

"Eu reafirmo que a cidade precisa voltar a ter as portas abertas em Brasília, portas escancaradas, porque já fui governador — e hoje sou ministro —, e eu sei dizer que há uma diferença desproporcional entre os recursos disponíveis em Brasília e os que o Estado possui", disse.

Franca lida com a falta de representatividade no Governo Federal há uma década. O último representante a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados foi Dr. Ubiali, que hoje disputa a Prefeitura de Franca.

Em Franca

Márcio França esteve em Franca para participar da 4ª edição do Evento Mulheres Dinâmicas. Durante o encontro, foi apresentado ao público o novo cartão de crédito e débito voltado exclusivamente para os MEIs (Microempreendedores Individuais). A iniciativa, lançada oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 16 de setembro, busca facilitar o acesso a serviços financeiros para pequenos empreendedores.

Entre as vantagens estão a isenção de anuidade e a possibilidade de parcelamento de compras, facilitando o controle financeiro e o fluxo de caixa das empresas. O cartão é oferecido pelo Banco do Brasil. "Ele entra no portal, que o ajuda a financiar e a tomar empréstimos. Também, eventualmente, a vender para fora do país agora".

De acordo com números apresentados pelo ministro, Franca conta com 37 mil MEIs ativos, sendo 19,4 mil homens e 17,6 mil mulheres. Outras 20 mil microempresas e 2 mil empresas de pequeno porte foram contabilizadas. Ao todo, são cerca de 60 mil CNPJs na cidade.

Franca x e-Commerce

Sobre como começou a relação entre Franca e o e-commerce, o ministro brincou que "a necessidade é a mãe de todas as mudanças na vida", refletindo sobre como o público buscou alternativas de renda durante as dificuldades.

França disse que o mercado on-line ganhou força durante a pandemia do coronavírus. Com os impactos econômicos e sociais, a população abraçou a possibilidade tanto para fins pessoais quanto comerciais. "Trabalhar em casa e se virar com o que tem. O que restava, muitas vezes, era a internet e tudo o que ela proporciona".

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários