INCÊNDIOS FLORESTAIS

Combate a queimadas ganha reforço de helicóptero da PM na região

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Caminhão enviado pela Cocapec dá apoio no combate às queimadas
Caminhão enviado pela Cocapec dá apoio no combate às queimadas

A luta contra os incêndios em áreas florestais e de plantio continua na região de Franca. Em Pedregulho, um helicóptero da Polícia Militar e o caminhão de uma cooperativa foram enviados para ajudar no combate às chamas.

A aeronave da PM foi acionada depois de um pedido da deputada estadual Delegada Graciela (PL) à Defesa Civil, que também intermediou o envio, durante o último final de semana, um avião à área entre Pedregulho e Cristais Paulista.

O caminhão, que é visto lançando água em um espaço de plantação onde ainda há resquícios de fogo, é da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), que também tenta ajudar o setor agropecuário da região.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, os incêndios afetaram quase 480 mil hectares em 8.049 propriedades rurais do Estado. Só em Altinópolis, Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Pedregulho, a estimativa é de que 100 hectares de café tenham sido destruídos.

Desespero em Pedregulho

Antes do envio dos aviões, a Câmara Municipal de Pedregulho enviou um ofício ao governador Tarcísio de Freitas e à deputada estadual Delegada Graciela dizendo que a situação da região conhecida como “Furna do Parí” era “desesperadora”.

“O fogo está totalmente sem controle, destruindo áreas florestais e de plantações”, diz parte do documento assinado no dia 9 de setembro. Em outro trecho, o presidente da Câmara, Beto Brasil (PL), literalmente pede socorro: “Roga-se pela imediata atenção e atuação da Defesa Civil do Estado de São Paulo”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários