A população de Franca terá em breve o novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), localizado no Jardim Botânico, na zona Sul da cidade. As obras começaram no dia 1° de novembro de 2023 e, após 10 meses, as evoluções podem ser vistas de longe por quem passa pelas avenidas Hugo Betarello e Jaime Tellini.
O novo prédio conta com mais de 8 mil metros quadrados, e sua localização é de fácil acesso, situando-se no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia. Atualmente, as paredes nas extremidades e internas estão na fase de receber as vigas responsáveis pela sustentação da primeira laje, e o bloco número três, destinado à farmácia, é o mais adiantado, já estando coberto com estrutura metálica e pronto para os acabamentos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Franca, a nova unidade do NGA tem como principal objetivo ampliar o acolhimento para todos os usuários do sistema, que atualmente buscam atendimento na única unidade ativa, localizada no bairro Santa Eugênia, às margens da avenida Hélio Palermo, na zona Norte de Franca.
Infraestrutura do NGA
O local contará com reservatórios elevados para água potável, todos metálicos e com capacidade total de 80 mil litros; instalações subterrâneas para a rede de galerias, destinadas à captação e escoamento das águas pluviais, também estão sendo executadas em conjunto com a tubulação da rede de energia elétrica, água e esgoto.
Além disso, é possível acompanhar o progresso dos serviços nos demais blocos, onde a alvenaria está em fase avançada. A próxima etapa será a instalação das esquadrias, portas e janelas.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo acompanhamento das obras, o novo prédio está sendo construído conforme as normas de acessibilidade, com rampas específicas e proteção com cobertura. O projeto prevê a redistribuição dos espaços e concepções modernas, com áreas amplas.
Investimentos
São investidos R$ 40 milhões na execução das obras do novo NGA, sendo parte dos recursos oriunda de emendas impositivas da Câmara Municipal. A previsão de conclusão é de dois anos.
O novo NGA contará com farmácia, ambulatório, SAE (Serviço de Atendimento Especializado), geriatria, saúde auditiva, CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco), ostomia, oxigenoterapia e saúde mental. Além disso, terá 48 salas e 35 consultórios para atendimento da população.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.