QUEIMADAS

VÍDEO: Incêndios isolam moradores e dificultam resgate na região

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Incêndio na Fazenda Terra Preta, no Curral de Pedras em Pedregulho nesta quinta-feira, 5
Incêndio na Fazenda Terra Preta, no Curral de Pedras em Pedregulho nesta quinta-feira, 5

Pelo menos oito cidades da região de Franca enfrentam uma grave crise causada por incêndios que continuaram a se alastrar rapidamente nesta quinta-feira, 5.

Ituverava, Altinópolis, Itirapuã, Buritizal, Ribeirão Corrente, Aramina, Pedregulho e Buritizinho (distrito de São José da Bela Vista) veem áreas rurais consumidas pelas chamas, com prejuízos para agricultores que perderam suas lavouras. 

A falta de sinal de celular e internet agrava a situação dos moradores e socorristas, isola comunidades em meio às chamas e dificulta as operações de resgate. Pessoas da linha de frente que ajudam no controle das chamas relatam que estão com os rostos avermelhados e com dores nas mãos e no corpo devido ao esforço para evitar que o fogo se alastre para outras áreas.

“Agora é a hora em que não podemos largar a mão de ninguém, é ajudar ao máximo para tentar controlar o incêndio, e as orações não podem parar”, relata um dos voluntários.

Áreas afetadas

Uma das áreas mais atingidas nesta quinta-feira foi a zona rural de Pedregulho. Focos de incêndio foram registrados nos bairros Estreito, Alto Lajeado, Curral da Pedra, Baguaçu, Fazenda Gonçalves e Lavorinha. Na região entre Ituverava e Buritizal, ocorreram focos de incêndio nas regiões da Fazenda Sobrado, Capivari da Mata, Bebedouro e Aparecida. Nos municípios de Patrocínio Paulista, Itirapuã e Ribeirão Corrente, houve focos em áreas rurais, mas, até o momento, não se constatou a expansão para outras áreas.

612 focos de incêndio no Estado

No Estado de São Paulo, foram registrados até esta quarta-feira, 4, um total de 612 focos de incêndio em todo o interior, incluindo Campinas e as regiões próximas a Olímpia, Martinópolis e Garça, entre outras.

Durante o mês de agosto, ocorreram mais de 3 mil focos de incêndio no estado de São Paulo. Ao todo, neste ano já foram registrados 6.038 pontos de queimadas, chegando perto dos números de 2020, com 6.123 focos. A última vez em que números tão elevados foram vistos no Estado foi em 2010, com um total de 7.291 focos de incêndio.

Defesa Civil orienta

A Defesa Civil alerta a população para manter a hidratação, bebendo bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre e evitar rodovias próximas às áreas atingidas pelas queimadas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários