MÚSICA

Quarteto francano lança videoclipe ‘Fantasia Sertaneja’

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Artistas durante a gravação: clipe reúne música caipira com a erudita
Artistas durante a gravação: clipe reúne música caipira com a erudita

O videoclipe Fantasia Sertaneja, que homenageia a diversidade da cultura brasileira, gravado pelo grupo francano de música instrumental brasileira Quarteto Enredado, será lançado nesta sexta-feira, 6. 

O clipe reúne música caipira com a erudita, combinando melodias de Heitor Villa-Lobos, da dupla Pena Branca & Xavantinho e de Guarnieri. As gravações do novo lançamento foram realizada na antiga Estação de Trem de Igaçaba, distrito de Pedregulho.

O grupo soma seis anos de trajetória com os integrantes Claryssa Pádua, viola caipira Ronaldo Sabino, guitarra Daniel Rached Palermo e baixo acústico Gabriel Terra. 

O clipe tem direção musical do músico Ivan Vilela, violeiro e professor da USP. O músico veio até Franca especialmente para o projeto e para ministrar uma masterclass com o grupo.

Fantasia Sertaneja combina melodias de O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos) e Cuitelinho (canção de autoria desconhecida, cuja interpretação mais famosa é de Pena Branca & Xavantinho) com temas dos Ponteios para piano de Camargo Guarnieri. O título faz referência à forma musical “fantasia”, conhecida por sua liberdade estrutural, permitindo ao grupo combinar criativamente elementos da música caipira com influências eruditas. 

“Este arranjo reflete a proposta do grupo, de unir elementos populares e eruditos, tradição e inovação, em uma interpretação única, que homenageia a riqueza da cultura popular brasileira e valoriza um gênero musical de grande importância histórica e cultural para o país, a música caipira”, afirma o arranjador Gabriel Terra, contrabaixista e idealizador do grupo.

Fantasia Sertaneja contou com incentivos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Prefeitura Municipal e da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários