REDE X

'Liberdade é inegociável', diz Tarcísio sobre bloqueio do X

Por | Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (30) discordar da decisão que determinou o bloqueio do X (antigo Twitter). O chefe do Executivo paulista escreveu na própria plataforma que a "liberdade é inegociável".

A mensagem foi publicada horas após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a derrubada "imediata, completa e integral" do funcionamento do X no Brasil.

"A liberdade é inegociável. É preciso olhar com muita atenção para qualquer precedente que limite que cada um expresse o seu pensamento, seja ele consonante ou não com a que qualquer outra pessoa possa ter. Não concordo com nenhum movimento que possa ferir esse princípio", disse Tarcísio.

A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas pelo ministro relacionadas à ferramenta sejam cumpridas, as multas pagas e seja indicada, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou a notificar as operadoras de internet durante a tarde, após ser intimada.

Moraes determinou a derrubada da rede social após a empresa de Elon Musk não ter indicado um representante legal no Brasil em 24 horas, como definido por Moraes. O prazo para que isso fosse atendido terminou às 20h07 de quinta-feira (29).

O ministro também estabeleceu aplicação de multa diária de R$ 50 mil às pessoas naturais e jurídicas que usarem subterfúgios tecnológicos para a continuidade das comunicações ocorridas pelo X, tal como o uso de VPN, sem prejuízo das demais sanções civis e criminais.

A determinação do ministro Alexandre de Moraes repercutiu na plataforma e no meio político.

Políticos e influenciadores mais identificados com a esquerda defenderam a decisão do STF e incentivaram que usuários migrem para outras redes sociais. Já parlamentares e nomes ligados à direita falaram em ditadura e citaram o uso do VPN para seguir acessando a plataforma -alternativa também barrada por Moraes.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • José Roberto 31/08/2024
    O EUA quer PROIBIR o TikTok lá. Fez até lei para isso. Aí é lindo por que é no exterior. Justamente por falta de representante estadunidense, ou seja, falta de ter um representante legal para ter jurisdição. Mas, quando é aqui no Brasil é ditadura não sei o quê. Quantas hipocrisia! Jornalismo vira-lata da grande mídia!
  • Jean Carlos Luvisoto 31/08/2024
    O Tarcísio é a Dilma do Bolsonaro!!
  • FERNANDO 31/08/2024
    Liberdade é inegociável até quando está atrapalhando a parte ofendida, mas se fosse o contrário, com certeza os políticos de direita e extrema direita não estariam tão preocupados
  • Darsio 31/08/2024
    Mas, esse foi e continua sendo um dos favorecidos pelas mentiras propagadas pelos nazifascistas.
  • ADRIANO A S ANDRADE 31/08/2024
    Governador bolsonarista e adepto do caos para propagar sua ideologia de extrema direita destruidora dos bens e serviços públicos, favorecendo a concentração de renda e nenhum investimento do poder público para o desenvolvimento nacional. Adepto do neoliberalismo que entrega o patrimônio público para os interesse privados maquiavélicos contra o povo, logicamente defende a \"liberdade de expressão\" para propagar mentiras como seu mestre e mentor Bolsonaro que já deveria estar respondendo por muitos crimes que está sendo investigado. A liberdade do péssimo gestor Tarcísio, que nada fez para melhora algo no Estado de São Paulo, é na realidade visa apenas propagar ideologia e mentiras nas redes sociais todos os dias para se promover e se manter no poder enganando o povo.
  • Valeska 31/08/2024
    Precisa avisar o governador que a liberdade é inegociável desde que seja para não cometer crimes