SOFRIMENTO

Com tumor, mulher sofre na fila na UPA: 'Ninguém faz nada'

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Colaboração/Família
Vera Aparecida Cardoso está na UPA e aguarda vaga de internação
Vera Aparecida Cardoso está na UPA e aguarda vaga de internação

Uma mulher de 58 anos sofre na fila da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Anita, em Franca, à espera de uma vaga de internação na rede pública. A escassez de leitos de internação é crônica na cidade.

Vera Aparecida Cardoso, moradora no bairro São Joaquim, zona Oeste da cidade, foi diagnosticada com um tumor nas trompas, desencadeando outros sintomas, causando sofrimento e muitas dores. Ela está na unidade de saúde desde quarta-feira, 28, mas há meses ela vem sofrendo entre idas e vindas às unidades de saúde.

“Faz mais de mês que estamos correndo com minha irmã. É um caso desesperador. Do Hospital do Câncer, eles mandam ela para outro lugar. Agora está lá na UPA do Anita esperando uma vaga para a Santa Casa. Ela precisa drenar a barriga para fazer uma ressonância e depois fazer a cirurgia. Ela não está aguentando, já deu uma infecção e está indo para o sangue a bactéria”, relatou a irmã da paciente Ângela Maria Cardoso dos Santos, nesta quinta-feira.

Ângela se demonstra desesperada com a situação da irmã, que teve a saúde agravada nos últimos dias. “Ela está com um tumor nas trompas, juntou muito líquido na barriga. Minha irmã está praticamente morrendo, já está vomitando um líquido preto. Nós estamos desesperados e ninguém faz nada”.

Segundo Ângela sua irmã, que é sapateira, está afastada para tratamento médico já há algum tempo. “Ela está afastada do serviço, precisou entrar pelo INSS, porque ela não dá conta nem de andar, nada, nada, de tanta dor”.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que a paciente Vera Aparecida Cardoso está sendo assistida pelas equipes de enfermagem e médica da UPA, onde após acolhimento e avaliação, foi indicada continuidade do tratamento em ambiente hospitalar. A paciente foi inserida no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), de gestão estadual que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS e aguarda liberação da vaga.

 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Freitas 3 horas atrás
    Viva o SUS! Lamentável...
  • Adailton 4 horas atrás
    Não faz nada mesmo... Prefeitura insensível. Dá as costas e coloca a culpa no Estado. Época boa foi há uns 8 anos quando a Prefeitura se responsabilizava mais e até comprava vagas na Unimed.