A região de Franca é a primeira a receber a ajuda do Exército brasileiro no combate aos focos de incêndio que destruíram áreas de vegetação em todo o Estado de São Paulo.
No começo da tarde desta segunda-feira, 26, duas aeronaves Pantera com helibalde, estrutura que coleta água de lagoas e rios, sobrevoaram a zona rural de Patrocínio Paulista, Franca e Igarapava.
Segundo o Comando Militar do Sudeste, as aeronaves saíram do aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto, onde um posto avançado foi montado para coordenar ações de combate às chamas. Cada aeronave consegue armazenar até 700 litros de água.
Na região de Patrocínio Paulista, dois pontos de incêndio foram encontrados e controlados pelo Exército. Uma equipe de brigadistas de uma usina também trabalhava na região com caminhões-pipa.
As Forças Armadas estão trabalhando em apoio à Defesa Civil de São Paulo no enfrentamento das queimadas no interior do Estado, que se intensificaram no fim de semana nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, formando uma cortina de fumaça branca, lançando fuligem e prejudicando a qualidade do ar.
Somadas as três forças, Aérea, Exército e Marinha, sete aeronaves, 34 viaturas equipadas e 430 militares estão à disposição do Governo do Estado. O Comando do Sudeste atua no combate às queimadas desde o dia 26 de agosto.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil, com dados do Governo do Estado, emitiu alerta máximo para queimadas em 48 municípios de São Paulo nesta segunda-feira. Veja a lista abaixo:
- Alumínio
- Altinópolis
- Arealva
- Águas da Prata
- Bananal
- Barrinha
- Batatais
- Bebedouro
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Brodowski
- Coronel Macedo
- Dourado
- Iacanga
- Ibitinga
- Itápolis
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Luís Antônio
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Morro Agudo
- Nova Granada
- Paulo de Faria
- Pedregulho
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Pradópolis
- Presidente Epitácio
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Aracanguá
- São Luís do Paraitinga
- São Simão
- Sertãozinho
- Tabatinga
- Taquarituba
- Tambaú
- Torrinha
- Turiúba
- Ubarana
- Urupês
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.