PLANOS DE GOVERNO

Alexandre propõe ampliar programa para moradores de rua em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Reprodução
Prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB)
Prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB)

Ampliação de programa para moradores de rua, abertura de novos acessos a bairros e construção de kartódromo. Estas são três das 70 propostas do prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB) para as Eleições 2024. A 39 dias do 1° turno, marcado para 6 de outubro, agora cabe ao eleitor analisar as ideias dos postulantes ao Executivo municipal.

O Portal GCN/Rede Sampi realiza um levantamento das propostas contidas nos Planos de Governo dos candidatos que disputam a Prefeitura de Franca nas Eleições 2024. Os documentos dos nove prefeitáveis podem ser acessados pelo público no Divulgacand, plataforma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ordem alfabética, o texto desta quarta-feira, 28, é sobre as ideias de Alexandre Ferreira.

Ação social

Apesar das críticas da população sobre a eficácia dos programas municipais de atendimento às pessoas em situação de rua, Alexandre pretende ampliar o Programa Dignidade. O emedebista não detalhou quais ações serão focos de seus esforços. No atual mandato, o projeto abrangeu Abordagem Social, Abrigo Provisório, Acolhimento Noturno, Caminho Para o Emprego, Casa de Passagem, Consultório na Rua e Moradia Primeiro, além de obras nos canteiros embaixo do viaduto Dona Quita, na avenida Ismael Alonso y Alonso, e na praça da Vila Gosuen, na região Norte da cidade.

Caso reeleito, o prefeito pretende implantar “mais um restaurante popular”. Franca tem uma unidade do Bom Prato, no Centro da cidade. No entanto, o programa é do Governo do Estado de São Paulo. Ainda no assistencialismo, o plano aborda a “implantação do Programa de Transferência de Renda”.

Educação

O tema educação foi alvo de manifestações de servidores públicos em frente à sede da pasta e à Prefeitura de Franca durante o atual mandato de Alexandre, especialmente após casos de agressões contra professores em escolas da cidade e protesto por melhores salários dos chamados "educadores" das creches conveniadas ao município. Atrito que não resultou em nenhuma proposta direta em seu Plano de Governo para aumentar a segurança nas unidades de ensino ou valorização dos profissionais.

Além de construir mais creches e escolas e ampliar programas, Alexandre propõe aumentar as aulas de inglês na Rede Municipal e climatizar as escolas. O emedebista também quer “garantir uniformes e materiais, gratuitamente, aos alunos”. O município lidou com o atraso na entrega dos kits escolares. Em entrevista à Rádio Difusora no dia 10 de maio, o prefeito atribuiu a demora a problemas na licitação e no cumprimento das obrigações por parte dos ganhadores do certame.

Esporte e cultura

Sem estipular valor ou local, o Plano de Governo consta a “construção da Arena Franca – Centro de Eventos e Convenções”. Ainda na área, Alexandre planeja ampliar o Bolsa Atleta e Bolsa Cultura, e construir novas unidades da Cepel (Centro Popular de Esportes e Lazer).

Infraestrutura/trânsito

A dificuldade para entrar e sair de bairros como Aeroporto, Distrito Industrial, Leporace, São Sebastião e Zanetti é reclamação frequente da população. De forma genérica, Alexandre até propõe a “abertura de novos acessos”, mas a proposta esbarra na falta de detalhes, como quais regiões seriam beneficiadas e o orçamento para realizar as obras.

Outro transtorno é o estado do asfalto na cidade e os alagamentos em época de fortes chuvas. O emedebista pretende ampliar a Operação Recapeamento e iniciar obras de combate às enchentes. Novamente, os temas não foram aprofundados pelo candidato à reeleição.

O candidato incluiu a implantação do novo Sistema de Transporte Público em seu Plano de Governo. Um estudo foi contratado e está em execução para a montagem de uma nova licitação para definir o próximo responsável por operar os ônibus urbanos na cidade. A previsão é que o processo seja finalizado em 2025.

Meio ambiente

Entre as propostas listadas, o candidato planeja a construção de novos parques e de um kartódromo.

Saúde

Para a Saúde, Alexandre deseja construir o Caps l e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Antes do período eleitoral, o prefeito prometeu as licitações das unidades do Esmeralda e Palma ainda neste ano.

O tema ainda aborda realização de mutirão de exames e cirurgias, além da construção de Centro de Referência do Autismo.

Segurança

O último tema do Plano de Governo de Alexandre Ferreira é segurança. O emedebista quer ampliar o número de câmeras de monitoramento de ruas e avenidas, implantar uma base móvel da GCM (Guarda Civil Municipal) e adquirir novas viaturas para as forças. Não foi abordado o armamentismo da Guarda.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

21 Comentários

  • juliana 29/08/2024
    Sr Prefeito, leve esse pessoal pra sua casa! Por favor!
  • Adriana França 29/08/2024
    Ah para olha quanto tempo ele teve pra realizar esses planos e não realizou , não cumpriu 1/3 do que prometeu a cidade está infestada de moradores de rua que vem de outras cidades e até daqui mesmo, ele querer melhor a vida dos moradores de rua é uma coisa mais quem está nessa vida tem que querer mudar de vida, acho que faltou investimento na saúde ( médicos e medicamentos) na educação, é muito promete e não cumpre aí chega na hora da eleição vem com esse blá blá blá nos poupe né, só quem tem amnésia ou rico que esquece o que ele prometeu e não cumpriu.
  • Anônimo 28/08/2024
    Tá querendo transformar a cidade numa cracolandia só pode!!!!
  • Wilson Silva 28/08/2024
    Resolver o problema que o Centro Pop tá causando aqui na nossa região, com esses moradores de rua, roubando, usando drogas,atormentando os moradores, isso ele não resolve ne,aqui na nossa região eu tô fazendo campanha pra ninguém votar nesse Alexandre.
  • Lucão 28/08/2024
    Sr. Prefeito, esses moradores de rua (95% criminosos) tinham é que ser devolvido para as cidades de origem. A presença deles tirou o sossego de comerciantes, moradores, além de emporcalharem a cidade. O Sr. precisa é derrubar essa maldita TAC q o prefake Gilson criou. JÁ PASSOU DA HORA!
  • Carlos Alberto Pereira Dal Sasso 28/08/2024
    Queria ver se o Centro Pop fosse vizinho dele ou no bairro que ele reside se ele iria querer ampliar o programa... Quer ampliar, amplie mas leve o centro pop para ser seu vizinho ou para o seu bairro... Vou deixar uma pergunta aqui para o Senhor Prefeito... Entendo que alguns poucos que estão nesse centro pop não estão ali por opção, eu disse alguns poucos, agora, pergunto ao Senhor... O Senhor já foi lá e perguntou se algum deles quer trabalhar e se alto sustentarem?? Sem falar nas outras coisas que acontecem lá... Já que o Senhor gosta tanto desse centro pop, torno a repetir... Leva ele para o seu bairro ou para ser seu vizinho... E quem o apoia é porque não tem um centro pop em seu bairro ou como vizinho... Quando vierem a ter, podem ter toda a certeza, nunca mais vão querer nem se quer ouvir esse nome Alexandre.
  • Gilmar Teodoro 28/08/2024
    Se em 4 anos não fez nada não vai ser agora, Transito um absurdo e para fazer o mesmo que fizeram no São Joaquim é melhor nem colocar a mão. A região dos bairros, Piratininga, Franville, Santa cruz (ROTATÓRIA DO POSTO SORRISO) sem solução um absurdo. Obras da antiga estação????? Obras do Hospital no Noemia????? A unica coisa que fez foi aumentar em umas 20 vezes os moradores de rua na cidade.
  • MARCIO AUGUSTO DA SILVA 28/08/2024
    Esses moradores de rua, NÃO, querem se recuperar, vão a igrejas, SIM , vão pedir dinheiro nas portas das mesmas, então deveriam deportar uns e os de casa(que residem em Franca-sp), procurarem seus familiares e eles serem obrigados a darem assistência. É brincadeira, fazer o que! “Em Filosofia é você não concordar com o outro, é questionar, perguntar?”,Os gregos acreditavam que todos os cidadãos eram iguais (isonomia) e por esta razão, tinham direito de se expressar (isegoria) na assembleia, e de ter participação no poder (isocracia). Para eles não havia outra maneira, a única forma de DEMOCRACIA era a DIRETA. Para todos os cargos públicos uma pessoa só podia ser eleita uma única vez na vida, para dar oportunidade para outros participarem do poder. Pensem nisso.
  • Belchior De Melo Santos 28/08/2024
    É Simples, coloque os caras prá trabalhar!!!
  • Laura Neves de Freitas 28/08/2024
    Estamos cansados de ajudar este pessoal. Usam drogas e bebidas durante o dia Enos assaltam a noite. A saúde e segurança da cidade é inesistente. A maioria nem é de Franca. Não tem meu voto.
  • Wagner 28/08/2024
    As margens da Candido Portinari proximo a passarela da Vila São Sebastião esta se transformando em uma Favela, barracas com moradores, usuários de drogas e ninguem toma uma atitude, GNC poderia fazer uma reportagem sobre o local.
  • Francano 28/08/2024
    O que adianta ampliar o Programa Assistencialista prejudicando os moradores do bairro. Instalou o Centro Pop mas não resolve o problema das pessoas que ficam nas redondezas do Centro Pop prejudicando o bairro. Falta segurança e limpeza diária . Não vai receber mais meu voto.Decepção.
  • Mateus Gonçalves Da Silva 28/08/2024
    Habitação! Cadê a Habitação por favor!? Não tem projeto né! Aí fica difícil!
  • Barbara 28/08/2024
    Tem q ampliar benefícios p os trabalhadores que ganham pouco. Ainda bem q esse Sr tá saindo
  • Mauricio Fico 28/08/2024
    o prefeito falou tudo o que franca precisa pra ser uma cidade boa,so que pra isto ele teve 4 anos e não fez nem um terço do que esta falando em fazer nos proximos 4anos,so conversa e enrolação depois que ganha seque do mesmo jeito de antes,apenas o que vai mudar sera seus ganhos,quem sabe assim ele conseque melhorar seu patrimonio,que conforme sua declaração seu patrimonio não passa de 70 mil,bobo de quem acredita em conversa de politicos.
  • Marcos 28/08/2024
    Agora vai ficar mostrando a cara no jornal da cidade todo dia??? Já conhecemos esse rostino de trakinas ai
  • Júlio Cesar Liporoni Sampaio 28/08/2024
    Bom dia Sr. Prefeito !, O pior cego , É aquele que não quer enxergar !!!!!!!!!!
  • Luizao 28/08/2024
    kartódromo????? ta de tiracao ein!!!!!!!!!! soh isso de proposta pro meio ambiente? que fraco!!!!!!
  • Valeska 28/08/2024
    É isso mesmo prefeito temos que tentar ajudar aqueles que por algum motivo estão as margens da vida temos que tentar resolver o problema e na arre-los da idade como se fossem lixos o que propõe alguns candidato neste ano eleitorals
  • bras cubas 28/08/2024
    Eu ia sugerir que o prefeito levasse o centro POP para a casa dele, mas ele é pobre, só tem um carro velho e $800,00 reais na conta corrente, não tem casa para morar e mora de favor. Será que a Justiça Eleitoral acredita na declaração do bens do prefeito? Ou será que nos temos um laranjal em Franca?
  • Baldin 28/08/2024
    Gente, votar num cara desses tem que ter coragem em.