PLANOS DE GOVERNO

Alexandre propõe ampliar programa para moradores de rua em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Reprodução
Prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB)
Prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB)

Ampliação de programa para moradores de rua, abertura de novos acessos a bairros e construção de kartódromo. Estas são três das 70 propostas do prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB) para as Eleições 2024. A 39 dias do 1° turno, marcado para 6 de outubro, agora cabe ao eleitor analisar as ideias dos postulantes ao Executivo municipal.

O Portal GCN/Rede Sampi realiza um levantamento das propostas contidas nos Planos de Governo dos candidatos que disputam a Prefeitura de Franca nas Eleições 2024. Os documentos dos nove prefeitáveis podem ser acessados pelo público no Divulgacand, plataforma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ordem alfabética, o texto desta quarta-feira, 28, é sobre as ideias de Alexandre Ferreira.

Ação social

Apesar das críticas da população sobre a eficácia dos programas municipais de atendimento às pessoas em situação de rua, Alexandre pretende ampliar o Programa Dignidade. O emedebista não detalhou quais ações serão focos de seus esforços. No atual mandato, o projeto abrangeu Abordagem Social, Abrigo Provisório, Acolhimento Noturno, Caminho Para o Emprego, Casa de Passagem, Consultório na Rua e Moradia Primeiro, além de obras nos canteiros embaixo do viaduto Dona Quita, na avenida Ismael Alonso y Alonso, e na praça da Vila Gosuen, na região Norte da cidade.

Caso reeleito, o prefeito pretende implantar “mais um restaurante popular”. Franca tem uma unidade do Bom Prato, no Centro da cidade. No entanto, o programa é do Governo do Estado de São Paulo. Ainda no assistencialismo, o plano aborda a “implantação do Programa de Transferência de Renda”.

Educação

O tema educação foi alvo de manifestações de servidores públicos em frente à sede da pasta e à Prefeitura de Franca durante o atual mandato de Alexandre, especialmente após casos de agressões contra professores em escolas da cidade e protesto por melhores salários dos chamados "educadores" das creches conveniadas ao município. Atrito que não resultou em nenhuma proposta direta em seu Plano de Governo para aumentar a segurança nas unidades de ensino ou valorização dos profissionais.

Além de construir mais creches e escolas e ampliar programas, Alexandre propõe aumentar as aulas de inglês na Rede Municipal e climatizar as escolas. O emedebista também quer “garantir uniformes e materiais, gratuitamente, aos alunos”. O município lidou com o atraso na entrega dos kits escolares. Em entrevista à Rádio Difusora no dia 10 de maio, o prefeito atribuiu a demora a problemas na licitação e no cumprimento das obrigações por parte dos ganhadores do certame.

Esporte e cultura

Sem estipular valor ou local, o Plano de Governo consta a “construção da Arena Franca – Centro de Eventos e Convenções”. Ainda na área, Alexandre planeja ampliar o Bolsa Atleta e Bolsa Cultura, e construir novas unidades da Cepel (Centro Popular de Esportes e Lazer).

Infraestrutura/trânsito

A dificuldade para entrar e sair de bairros como Aeroporto, Distrito Industrial, Leporace, São Sebastião e Zanetti é reclamação frequente da população. De forma genérica, Alexandre até propõe a “abertura de novos acessos”, mas a proposta esbarra na falta de detalhes, como quais regiões seriam beneficiadas e o orçamento para realizar as obras.

Outro transtorno é o estado do asfalto na cidade e os alagamentos em época de fortes chuvas. O emedebista pretende ampliar a Operação Recapeamento e iniciar obras de combate às enchentes. Novamente, os temas não foram aprofundados pelo candidato à reeleição.

O candidato incluiu a implantação do novo Sistema de Transporte Público em seu Plano de Governo. Um estudo foi contratado e está em execução para a montagem de uma nova licitação para definir o próximo responsável por operar os ônibus urbanos na cidade. A previsão é que o processo seja finalizado em 2025.

Meio ambiente

Entre as propostas listadas, o candidato planeja a construção de novos parques e de um kartódromo.

Saúde

Para a Saúde, Alexandre deseja construir o Caps l e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Antes do período eleitoral, o prefeito prometeu as licitações das unidades do Esmeralda e Palma ainda neste ano.

O tema ainda aborda realização de mutirão de exames e cirurgias, além da construção de Centro de Referência do Autismo.

Segurança

O último tema do Plano de Governo de Alexandre Ferreira é segurança. O emedebista quer ampliar o número de câmeras de monitoramento de ruas e avenidas, implantar uma base móvel da GCM (Guarda Civil Municipal) e adquirir novas viaturas para as forças. Não foi abordado o armamentismo da Guarda.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

5 Comentários

  • Júlio Cesar Liporoni Sampaio 10 horas atrás
    Bom dia Sr. Prefeito !, O pior cego , É aquele que não quer enxergar !!!!!!!!!!
  • Luizao 10 horas atrás
    kartódromo????? ta de tiracao ein!!!!!!!!!! soh isso de proposta pro meio ambiente? que fraco!!!!!!
  • Valeska 11 horas atrás
    É isso mesmo prefeito temos que tentar ajudar aqueles que por algum motivo estão as margens da vida temos que tentar resolver o problema e na arre-los da idade como se fossem lixos o que propõe alguns candidato neste ano eleitorals
  • bras cubas 11 horas atrás
    Eu ia sugerir que o prefeito levasse o centro POP para a casa dele, mas ele é pobre, só tem um carro velho e $800,00 reais na conta corrente, não tem casa para morar e mora de favor. Será que a Justiça Eleitoral acredita na declaração do bens do prefeito? Ou será que nos temos um laranjal em Franca?
  • Baldin 11 horas atrás
    Gente, votar num cara desses tem que ter coragem em.