Queimadas são registradas no interior do Estado de São Paulo. Na tarde deste sábado, 24, em Ribeirão e Bonfim Paulista, a fumaça tomou conta das ruas, transformando o dia em noite.
"Nunca vi uma situação como essa em toda a minha vida, começou com mais um dos picos de incêndio e em questão de minutos tomou conta das ruas da cidade", comenta a advogada Andreia Taveira, 45, de Franca, que estava em Ribeirão.
Ela acompanhou durante toda a tarde na varanda do seu apartamento a evolução da fumaça e a cidade sendo tomada pela mesma. Às 17h10, não dava para ver mais nada além da rotatória. Ao anoitecer, a visibilidade piorou.
Motoristas que saíram de Ribeirão tiveram de retornar para os seus lares devido ao perigo nas vias. "Eu saí de Ribeirão por volta das 14h30, com destino a Jaboticabal e tive de retornar pela quantidade de fumaça. Estou há sete anos em Ribeirão e nunca vi uma situação dessa. A qualidade do ar está ruim e a visibilidade nas ruas está complicada", relata Rogério Augusto Pereira de Santana, 47, ministro de difusão da Igreja Messiânica de Ribeirão Preto.
O medo passou a ser um sentimento compartilhado entre a população, com o vento, calor e cheiro de queimada. Muitas pessoas procuravam apoio entre os amigos pelas redes sociais ou WhatsApp. "Estou morrendo de medo, tivemos oscilação de energia e está ficando tudo muito escuro. Parece o fim do mundo", relatou a psicóloga Gabriela Michelin
A população relata que, por volta das 19h30, a fumaça nas ruas diminuiu, trazendo uma visibilidade melhor, mas o calor e o forte odor persistiam pelas ruas de Ribeirão Preto.
Moradores do Condomínio Alphaville 3 tiveram de evacuar o local por conta das chamas que chegaram ao terreno ao lado do condomínio.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
jaques campos 25/08/2024A região de Ribeirão Preto foi tomada pela monocultura da cana de açucar, se não houver uma diversificação com respeito ao meio ambiente, preservando as matas ciliares e demais APPs, bem como a reserva legal, essa situação vai se repetir e inexoravelmente caminhamos para a desertificação.
-
Eduardo 25/08/2024Vamos passar a boiada nas leis que deixam desmatar. Ribeirão elegeu gente igual o Ricardo Sales. Acharam que a bucha ia ser no futuro? Já é agora