INÉDITO

Atual prefeito será candidato único nas eleições de Batatais

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Juninho Gaspar (PP), atual prefeito de Batatais: político tem candidatura única nas eleições de 2024
Juninho Gaspar (PP), atual prefeito de Batatais: político tem candidatura única nas eleições de 2024

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Batatais terá somente um candidato nas eleições de 2024. Trata-se do atual prefeito Juninho Gaspar (PP). Eleito em 2020, o político reuniu para 2024 uma coligação com 13 partidos, incluindo Republicanos, PL e Federação PT, PCdoB e PV.

A confirmação da candidatura única de Juninho Gaspar aconteceu nessa terça-feira, 6. Após 24 horas do prazo das convenções eleitorais, nenhum outro partido apresentou candidato para prefeito em Batatais. Os partidos de oposição, PSol e PSB, lançaram apenas candidatos a vereador.

Com isso, de acordo com a legislação eleitoral, para que Juninho seja declarado eleito, ele precisa de somente um voto válido nas próximas eleições. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Batatais tem 42.018 eleitores.

Situação inédita

Nas eleições de 2020, o Brasil teve 106 municípios com candidatura única – todos eles com menos de 30 mil habitantes. Confira:

  • 86 com menos de 7 mil eleitores
  • Dez de 7 mil a 10 mil eleitores
  • Sete com 10 mil a 15 mil eleitores
  • Uma com 17.540
  • Uma com 18.088
  • Uma com 25.416 eleitores

Em Batatais, portanto, a chapa única de Juninho Gaspar é inédita na política da cidade.

Em 2020, por exemplo, quatro candidatos disputaram o pleito. Na época, o atual prefeito foi eleito com 59,9% dos votos válidos. Na sequência, Mazzaron (MDB) e Sabará (PCdoB) tiveram 26,44% e 7,81% respectivamente. Agora, o partido de ambos faz parte da coligação de Juninho.

Por fim, na época, o PSol lançou Fernando Ferreira, que teve 5,91% dos votos. Sem força política, o partido decidiu por não tentar outra candidatura.

'Diversidade'

Com a reeleição encaminhada, Juninho afirmou que a situação inédita em Batatais se deve ao trabalho conjunto realizado nos últimos quatro anos. “A diferença é que, em vez de dialogarmos apenas na eleição, nós nos propusemos em dialogar com todos os interesses ao longo dos quatro anos de mandato. A diversidade faz parte da política”.

A diversidade citada é vista nos diferentes partidos de sua coligação. Nacionalmente e, na maioria das cidades, PT e PL marcam a rivalidade entre esquerda e direita, com os líderes Lula e Jair Bolsonaro, respectivamente. Em Batatais, no entanto, Juninho alcançou uma união entre ambos.

“Em nosso mandato, buscamos ouvir todos os lados e respeitar, e muito, a diversidade de opiniões.  E isso, creio, foi o que acabou por nos consolidar como uma chapa única nesse momento: o bom diálogo com todos os partidos, com todas as pessoas, para que a gente pudesse discutir a nossa cidade”.

A chapa única de Juninho Gaspar é composta pelo vice Dr. Ricardinho Mele (Republicanos). Com a coligação ‘Todos Por Batatais’, eles prometem “um modelo de gestão eficiente e que faça de Batatais uma cidade melhor e ainda mais forte”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários