DISPUTA EXTERNA

Problema do calçado é a China, diz secretário em Franca

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de São Paulo
Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, visitou Franca nesta segunda-feira, 29
Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, visitou Franca nesta segunda-feira, 29

O problema da queda de exportações e perda de potência do setor calçadista de Franca não é interno, mas sim a China. É o que diz o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.

O chefe da pasta visitou a sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Franca, na tarde desta segunda-feira, 29, para discutir o plano de desenvolvimento regional com empresários da região.

“Eu vim receber o Plano, para depois analisá-lo. O governador definiu que São Paulo precisa ser tratado como um país e, por isso, o estado foi dividido em várias regiões, cada uma com microrregiões. O objetivo é desenvolver as vocações de cada lugar”, disse.

Falando especificamente de Franca, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico foi questionado a respeito da indústria calçadista, que registrou uma queda de 25,3% nas exportações ao longo do primeiro semestre de 2024, e declarou: o exterior é a dificuldade.

“O maior problema do calçado e do setor têxtil no Brasil é a China, e não a competição interna. Sejamos sinceros. A invasão é de fora. Precisamos de calma para resolver isso. Qualificação não é o problema. Eu qualifico quem queira. O problema é a demanda. A gente abre vagas de qualificação e não preenche 30%”, avaliou.

O secretário Jorge Lima também disse que os impostos não impactam tanto no setor calçadista e citou que São Paulo não tem interesse em brigar com outros estados. “A partir de 2027, acabou a guerra fiscal. A gente não precisa ficar preocupado com isso. São Paulo não precisa disso. Têm outras coisas que precisam ser observadas. Fora que podemos investir em outras áreas também. Uma empresa que faz investimentos só em um segmento, perde”.

Ainda sobre Franca, o responsável pelo desenvolvimento econômico disse que vai se reunir com empresários do setor cafeeiro e também falou sobre o tão sonhado funcionamento do aeroporto. “Trazer o aeroporto pra cá é algo pelo qual temos interesse. O governador já determinou, mas é algo para médio e longo prazo. Deve estar no plano que os empresários vão me entregar. Mas as pessoas precisam entender o que podemos fazer rapidamente e o que exige mais tempo”.

Deputada opina

A reunião no Ciesp foi avaliada como positiva pela deputada estadual Delegada Graciela (PL), que citou a indústria e o comércio de Franca como de qualidade e competitividade. “Levarei ao governador Tarcísio de Freitas as sugestões apresentadas pelos empresários. Estou à disposição para ajudar a estimular o ambiente empreendedor e a desenvolver a nossa região”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários