ECONOMIA

Atividades de logística e entregas rápidas crescem em Araçatuba

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Araçatuba contou com a abertura de 162 novas empresas instaladas no primeiro trimestre de 2024
Araçatuba contou com a abertura de 162 novas empresas instaladas no primeiro trimestre de 2024

Araçatuba tem registrado crescimento no setor de logística e serviços de entrega rápida, alimentado pelo aumento do e-commerce, a expansão do mercado de alimentos por delivery e mudanças nos hábitos de consumo.

Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho do município revelam um cenário promissor nos setores, com a abertura de 162 novas empresas instaladas no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 84% em relação ao ano anterior.

Entre os segmentos em destaque estão o transporte rodoviário de carga municipal, contando com a abertura de 58 novas empresas (um aumento de 81%), e os serviços de malote, com a criação de 54 novos empreendimentos (um crescimento de 135%).

O transporte rodoviário de carga intermunicipal, interestadual e internacional também teve um aumento significativo, com a instalação de 27 novos estabelecimentos (alta de 17,4%). Além disso, o setor de serviços de entrega rápida registrou a abertura de 23 novas empresas, refletindo uma expansão de 130% em comparação a 2023.

Nos últimos anos, o segmento de serviços de entrega rápida e malotes no município apresentaram um crescimento expressivo. Esse avanço foi impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo da população, pela expansão do e-commerce, pelos progressos no setor de logística e pela identificação de novas oportunidades de negócios no município.

O crescimento desses segmentos também contribui para a criação de novos empregos. Em 2023, o setor de logística na cidade gerou um saldo positivo de 92 novos empregos, um aumento notável de 319% em relação ao ano anterior, com 71 contratações masculinas e 21 femininas. É relevante destacar que 39% dos novos empregados estão na faixa etária entre 20 e 30 anos, e a maioria possui ensino médio completo, reforçando a importância da qualificação educacional intermediária para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor.

O prefeito Dilador Borges enfatizou a importância desse crescimento: "O avanço do setor de logística em Araçatuba é um reflexo direto do desenvolvimento econômico e a presença de um ambiente favorável para negócios e empregos.”

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Laerte Rocha, complementou: “Os dados indicam um crescimento contínuo e sustentável. O surgimento de novas empresas e a expansão das já existentes revelam que a cidade oferece oportunidades para as pessoas com espírito empreendedor”.

Em 2019, Araçatuba recebeu 63 novas empresas nesses setores, sendo 43 de entrega rápida e 20 de serviços de malote. No ano seguinte, 2020, o número cresceu para 78 unidades. Já em 2021, houve um salto para 127 empreendimentos. Foram estabelecidas 165 novas empresas, em 2022, destacando-se pela liderança de malotes. E no ano passado, 2023, foram instaladas 174 novas unidades, sendo 122 de malote e 52 de entrega rápida.

Atualmente, Araçatuba conta com 324 empreendimentos oferecendo serviços de malotes não realizados pelo Correio Nacional, além de 249 empresas especializadas em entrega rápida.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários