TRAGÉDIA AMBIENTAL

VÍDEO: Morte de peixes chega ao Tanquã, mini pantanal paulista

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Peixes buscando oxigênio no rio Piracicaba, em Tanquã
Peixes buscando oxigênio no rio Piracicaba, em Tanquã

A mortandade de peixes no rio Piracicaba ocorrida a partir do domingo (07) chegou ao Tanquã, em Piracicaba, região alagada conhecida como mini pantanal paulista e que integra APA (Área de Preservação Ambiental). A região começou a ser afetada na sexta-feira (12).

Neste fim de semana e na manhã desta segunda-feira (15), inúmeros peixes mortos e buscando oxigênio na superfície foram vistos por pescadores da região.  “Toda carga orgânica e todos peixes mortos acabam chegando lá onde a velocidade das águas começa diminuir e o teor de oxigênio diminui também, causando morte de peixes lá. É uma tragédia anunciada”, disse João Marcelo Elias, gestor da APA (Área de Preservação Ambiental) Barreiro Rico.

Leia também: 

“Eu, com 62 anos, vi várias mortandades de peixes aqui, mas desse jeito nunca vi na minha vida. Geralmente não passa do (região do) Paredão Vermelho, os produtos químicos, agora não, agora passou o Paredão, passou o Tanquã, matou tudo, peixes grandes, de 15, 20 quilos. Já estamos calculando em 50 toneladas (de peixes mortos) o prejuízo”, disse Luís Fernando Magossi, conhecido como Gordo do Barco.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi questionada sobre a mortandade no Tanquã e enviou a seguinte nota: "A Cetesb está concluindo a análise do relatório técnico a respeito desta ocorrência e, nas próximas 48 horas, divulgará a conclusão e a penalidade a ser aplicada sobre o caso".

TRAGÉDIA AMBIENTAL
A Companhia  concluiu que a mortandade dos peixes registrada no rio Piracicaba no domingo (7) aconteceu por conta de um lançamento irregular da Usina São José, de Rio Pedras, no Ribeirão Tijuco Preto. A usina poderá ser multada em até R$ 50 milhões. A informação foi passada pelo gerente diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Adriano Arrepia de Queiroz, em coletiva de imprensa realizada na Prefeitura na quarta-feira (10).

Ver essa foto no Instagram

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários