POSSIBILIDADES

Airbnb oferece mais de 200 locações em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Reprodução
Área de lazer de Fabricio Tenka, em Franca
Área de lazer de Fabricio Tenka, em Franca

Para “pegar uma praia”, o francano precisa enfrentar 500 km até o Litoral Paulista. Deseja contato com a natureza e paisagens exuberantes? São 180 km até a Serra da Canastra (MG). Para aproveitar parques aquáticos, é preciso dirigir 177 km até Olímpia (SP) ou 400 km até Caldas Novas (GO). Até para ir a grandes shoppings, é preciso enfrentar a rodovia. Ribeirão Preto, por exemplo, está a 90 km.

Franca está fora da rota do turismo convencional. O que pouca gente sabe é que — mesmo “esquecido” no interior paulista — o município oferece opções de lazer e conforto, seja para passar o fim de semana ou uma temporada. O Airbnb, aplicativo de locação de imóveis, oferece 213 espaços na cidade para todos os gostos e bolsos.

Em pesquisa realizada pelo Portal GCN/Rede Sampi no último dia 12, a plataforma tem anúncios de apartamentos, casas, casas de campo, hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, quartos comuns e suítes em Franca. Os hóspedes conseguem filtrar por tipo de imóvel, faixa de preço, número de camas, quartos ou banheiros e se possuem comodidades (como ar-condicionado, máquina de lavar e Wi-Fi, por exemplo). Tudo para encontrar o espaço perfeito. Já os preços na cidade variam de R$ 94 a R$ 593 por noite.

Público

Afinal, quem reserva Airbnb em Franca? Todos os públicos. O CEO da Duon, Danilo Rezende, explica que, por a cidade não ser turística, não tem um grupo direcionado. “Acontecem várias situações. O cara que se separa da mulher, o cara que vai reformar a casa, pessoal que vem para congresso, que vem trabalhar, representante comercial, gente que vem visitar parentes ou amigos, que vem para formaturas ou casamentos”, exemplificou.

Variedade que proporciona oportunidades de negócios. A Duon é uma startup francana que gerencia mais de 200 imóveis de locação em Bauru, Franca, Goiânia (GO), Itapema (SC), Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos, além de Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba, ambas na Bolívia, que são cidades que recebem estudantes de medicina.

“A nossa ideia é que a nossa startup fizesse apartamentos mobiliados, alugando mensalmente para que as pessoas não precisassem gastar com mudança. Depois foram surgindo outras ideias. A gente entendeu que, por vários fatores, o aluguel por temporada poderia acontecer no interior. Hoje, já tem muito em São Paulo, cidades de turismo e veraneio. Tinha muita convicção de que isso poderia vir para o interior”, disse Rezende.

Em Franca, o CEO contabiliza cerca de 200 reservas por mês, com imóveis em bairros como Centro, Parque Universitário, Piratininga, Residencial Amazonas e São José. Um deles é um apartamento próximo à FDF (Faculdade de Direito de Franca) e Uni-Facef, com cozinha, quarto e dois banheiros, além de espaço exclusivo para trabalho, estacionamento, televisão e Wi-Fi. Veja foto abaixo:

“Meu público é 100% de fora da cidade”

Além de empresas especializadas no mercado imobiliário, o Airbnb é uma oportunidade para aquelas pessoas que têm imóveis disponíveis, como é o caso de Fabrício Júnior Pereira da Silva, conhecido como Fabricio Tenka. Proprietário de um e-commerce no setor calçadista, ele se cadastrou na plataforma há cinco anos e, atualmente, aluga um imóvel em Rifaina e uma área de lazer em Franca.

Ao longo deste período, ela já recebeu pessoas com diferentes sotaques – de dentro ou de fora do país. “Meu público é 100% de fora da cidade (...) na minha casa já veio um holandês. O Airbnb te oferece ‘N’ possibilidades. Você está sendo visto pelo mundo inteiro. Nunca imaginei que viria um holandês na minha casa. Já recebi (também) algumas pessoas dos Estados Unidos”.

Tenka controla tudo remotamente, aumentando a privacidade dos clientes e tornando raros os momentos frente a frente. No entanto, alguns públicos são universais. “O que acontece é que as pessoas têm pais que moram em Franca e elas querem visitar a cidade, mas, às vezes, a casa dos pais não comporta essas pessoas”, completou.

O aplicativo concede um selo de qualidade aos anfitriões que atendem a critérios como presença na caixa de resposta, baixa taxa de cancelamento e atingimento de metas de reserva ao longo de um determinado período.

A área de lazer de Tenka, em Franca, oferece um ambiente em contato direto com a natureza, perfeito para quem busca tranquilidade. O local é habitat de diversas espécies de pássaros, além de proporcionar a visão de vacas, seriemas e tucanos na região. Veja:

Seja uma área de lazer, casa ou hotel, talvez o melhor passeio esteja mais próximo do que você imagina.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Rogerio 22/07/2024
    500km onde? São 398km até Praia Grande
  • Zezim 22/07/2024
    Essas área de lazer é uma alegria para quem usa e depois vai embora e um terror para vizinhos que moram perto ninguém quer uma perto de casa