FORÇA LOCAL

Franca tem participação direta em vaga do basquete nas Olimpíadas

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Em sequência: Vitor Benite, Didi e Léo Meindl: todos já jogaram pelo Franca
Em sequência: Vitor Benite, Didi e Léo Meindl: todos já jogaram pelo Franca

Depois de vencer a Letônia por 94 a 69 na final do pré-olímpico, a Seleção Brasileira masculina de basquete voltou a garantir vaga nas Olimpíadas depois de oito anos. E Franca tem grande participação no feito.

Além do trio Helinho Garcia, Lucas Dias e Georginho, técnico e jogadores que, atualmente, integram o elenco do Sesi Franca, a capital do esporte da bola laranja ainda tem envolvimento direto na vida de outros três atletas que participaram da conquista.

Enquanto Léo Meindl e Didi foram formados pela base do Touro, Vitor Benite chegou a vestir a camisa francana no início da carreira, quando recebeu vários prêmios individuais do NBB (Novo Basquete Brasil).

Léo Meindl

Léo Meindl, filho do ex-jogador Paulo Berger, é o único da lista que, à exceção de Helinho Garcia, nasceu em Franca. Destaque ao longo da campanha com a Seleção Brasileira, o jogador despontou para a categoria profissional cedo, mas, antes, disputou 15 partidas da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) com a camisa do Touro, conquistando o vice-campeonato em 2012.

Consolidado, o ala ficou por quatro temporadas no clube antes de ser liberado e se tornar campeão nacional justamente com a camisa do maior rival, Bauru, na temporada 2016-17.

Léo ainda teve uma segunda passagem por Franca na temporada 2017-18, além de vestir as camisas de Paulistano e São Paulo. Depois, seguiu para a Espanha, de onde partiu para o Japão.

Com 34 minutos em quadra, Meindl anotou 20 pontos contra a Letônia e foi o segundo maior pontuador brasileiro no confronto, atrás apenas de Bruno Caboclo.

Didi Louzada

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Didi se projetou para o cenário nacional com a camisa do Franca. Atuando pelo time do Pedrocão, o ala conquistou a LDB, o sul-americano, um paulista e o prêmio individual de revelação do NBB 2017-28.

Com o destaque, o capixaba foi selecionado para disputar a NBA, liga norte-americana de basquete, pelo Atlanta Hawks, mas foi trocado para o New Orleans Pelicans.

Sem muito espaço nos Estados Unidos, Didi jogou na Austrália antes de partir para o Portland Trailblazers, seu último time na NBA.

O jogador, que vestiu a camisa do Flamengo na última temporada, teve pouco tempo em quadra e não pontuou na final do pré-olímpico.

Vitor Benite

Benite nasceu em Jundiaí e chegou a Franca na temporada 2009-10, depois de passagem pelo Pinheiros. Ainda jovem, o ala-armador ficou dois anos em Franca, se destacando, principalmente, no NBB 2010-11, que terminou com o Touro vice-campeão.

Ao final do torneio, vencido pelo Brasília, o atleta foi eleito o dono da maior evolução, a maior revelação e o melhor sexto homem.

Por ter que disputar posição com Helinho, à época armador, e Fernando Penna, Vitor, que tinha vontade de jogar na posição 1, partiu para Limeira.

Antes de sair do Brasil, o jogador também atuou pelo Flamengo, clube pelo qual venceu tudo. Atualmente, joga pelo Zunder Palencia, da Espanha.

Na final do pré-olímpico, Benite ficou em quadra por 16 minutos e anotou nove pontos.

Trio atual

Técnico do Franca e campeão de tudo à frente do clube, Helinho Garcia participou do ciclo olímpico e é assistente de Aleksandar Petrovic.

Juntos, eles também comandam Lucas Dias, ídolo da torcida francana, e Georginho, que retornou ao Touro para a temporada 2024-25 e foi um dos melhores pontuadores no duelo contra a Letônia, com 14 tentos anotados.

Feminino

Apesar do sucesso da categoria masculina, o basquete feminino não conseguiu se classificar para a disputa das Olimpíadas de Paris. Em fevereiro, a Seleção foi derrotada pela Alemanha por 73 a 71, em jogo válido pelo pré-olímpico. O resultado não foi o suficiente para garantir a viagem à França.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários