HISTÓRIA

Rivalidade entre Francana e Comercial volta aos campos

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Colaboração
Grupo de torcedores da Francana que estiveram no Palma Travassos em 2018: rivalidade e paixão
Grupo de torcedores da Francana que estiveram no Palma Travassos em 2018: rivalidade e paixão

Os clássicos entre Francana e Comercial prometem aflorar a rivalidade histórica entre os dois clubes na temporada 2025 pelo Campeonato Paulista. Isso porque a Veterana conquistou o acesso à série A3, enquanto que o Bafo caiu da A2.

Uma preliminar desses confrontos no ano que vem já poderá ser conferida na Copa Paulista. Os dois clubes estão no Grupo 2 em se enfrentarão em turno e returno. O primeiro duelo é neste domingo, 30, em Ribeirão Preto.

Mas os torcedores da Francana relembram mesmo é dos duelos pelo campeonato estadual. Com certeza haverá muita provocação dos dois lados, como sempre houve ao longo da história, mas uma coisa é certa: essas partidas lotarão os estádios Lanchão e Palma Travassos.

Torcedor da Veterana, o representante comercial Augusto Tellini, 67 anos, relembra dos grandes duelos e puxa na memória uma partida realizada em 2018, no Lanchão, que apesar de terminar sem gols, foi "fantástica", segundo ele. “Foi um jogo fantástico. O jogo terminou 0 a 0, mas a Francana era para ter ganhado com tranquilidade. A equipe foi muito aplaudida, pela entrega e pela disposição dos atletas. A Francana estava numa fase ruim na tabela, e Paulinho McLaren buscava tirá-la das últimas colocações”, relembrou Tellini, que acrescentou. “Esse jogo foi em plena segunda-feira e o Lanchão lotado”.

Em jogos fora de Franca, também é comum um grupo de torcedores da Francana acompanhar a equipe e, em Ribeirão Preto, não é diferente. Muitas vezes, esses torcedores chegam a contar com escolta da Polícia Militar, como relembrou o motorista de aplicativo André Calaça Campos, 32 anos. “Em uma partida da Francana contra o Comercial em Ribeirão Preto, fomos escoltados pela Polícia só que eles (torcida local) não deixaram nós colocarmos faixas, quase nada. Houve xingamentos entre as torcidas, mas normal, não ocorreu nada mais grave”, disse.

André até cita também a rivalidade entre Veterana e Botafogo, mas as duas equipes não se enfrentaram tanto ao longo da história, como ocorreu diante do time comercialino. “Nossa maior rivalidade é contra o Comercial mesmo, porque o Botafogo sempre esteve em uma divisão maior. Agora Francana e Comercial estão na mesma divisão e a torcida deles é mais chata”, finalizou.

O primeiro reencontro entre Francana e Comercial, pela Copa Paulista, será neste domingo, às 10h, no estádio Palma Travassos. Um grupo de torcedores já programou uma excursão para apoiar a Veterana em mais um clássico entre os dois clubes centenários, que ajudam a contar a história do futebol do interior. Isso sem falar que as agremiações já revelaram grandes nomes de atletas para grandes clubes do Brasil e do exterior.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários