NOVELA CONTINUA

'A Gol está tirando o corpo fora', diz vereador sobre voos

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
Aeroporto de Franca tem estrutura, mas não tem voos
Aeroporto de Franca tem estrutura, mas não tem voos

A retomada dos voos comerciais no aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca, será discutida em nova reunião na próxima segunda-feira, 24, em Jundiaí, na sede da Rede Voa, empresa que administra o aeroporto da cidade.

Será discutida a possibilidade de a empresa Azul assumir os voos que seriam de responsabilidade Gol. Mês passado, as duas empresas aéreas informaram que não possuem previsão para operar em Franca. 

Os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Gilson Pelizaro (PT) vão participar da reunião em Jundiaí. “A gente notou que a Gol realmente está tirando o corpo fora. A Gol e a Azul estão fazendo operações em parceria e talvez a Azul possa assumir esses voos. Essa reunião em Jundiaí vai reunir várias autoridades e discutir a possibilidade de a Azul fazer os voos comerciais em Franca e ter acesso à redução do ICMS do combustível, que é oferecido pelo Estado de São Paulo”, explicou Bassi.

A exemplo do que ocorreu em Araraquara no mês passado, com a retomada dos voos, Pelizaro acredita que o Governo Federal possa colaborar para destravar eventuais burocracia para que Franca entre na rota dos voos.

“Tem questões burocráticas que precisam ser destravadas para que tenha esse funcionamento e também a questão da Gol que não demonstrou interesse. Mas ainda bem que a Azul demonstrou e há a possibilidade de fazer a troca das empresas. Se a gente tiver que fazer algum relacionamento com o Governo Federal para viabilizar os voos, eu estarei pronto para utilizar da nossa participação junto ao Governo para colaborar porque é importante para Franca”, disse Pelizaro.

A retomada do voos regionais é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece desconto no ICMS do combustível em troca de as empresas aéreas implementarem as rotas em aeroportos do interior. Em 2019, ficou acertado que a Gol ficaria responsável pelos voos em Franca.

Neste ano, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) chegou a informar que os voos comerciais entre Franca e São Paulo estavam programados para ser retomados até junho, o que não se confirmou. Informou também que os voos seriam operados pela Gol.

Segundo a Rede Voa, o aeroporto de Franca passou por reforma e adequações técnicas recentemente, estando apto para a retomada dos voos comerciais.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

6 Comentários

  • EDMAR LUCIANO DE CARVALHO 19/06/2024
    A Gol vinha demonstrando desinteresse desde o início do processo. Eles falavam que viriam só para despachar rápido os políticos da cidade que os procuravam. Enfim, somos ainda uma cidade que não suporta serviços com valor agregado. A empresa Gol é sabedora disso. Acho difícil, mas quem sabe a Azul encampa a ideia. Se vier, ficará uns 6 meses como justificativa para o desconto no ICMS e irá embora na sequência.
  • carlos 19/06/2024
    Cade as porras dos deputados?
  • Juarez 19/06/2024
    Só um besta não vê que Franca não tem como ter vôos em seu aeroporto, pois as escalas seriam onde? Ribeirão, Campinas? Gasta-se milhões em reformas para receber comissão de empreiteira.
  • Darsio 19/06/2024
    Por qual motivo as autoridades políticas da cidade não assumem a verdade? Gastou-se uma fortuna dos cofres públicos para a reforma desse aeroporto, já sabendo que não haveriam voos comerciais. O aeroporto existe apenas para favorecer empresários com os seus jatinhos. Típico de um país que desonera o empresariado e joga a conta nos bolsos do povão.
  • Ze da Franca 19/06/2024
    Inocência desses vereadores né? So sabem sobre monção de aplausos mesmo. Deixa a gente desenhar pra eles... Não existe demanda de passageiros, pousar e decolar uma aeronave custa caro e as empresas não vivem de salário do governo, (apesar de algumas regalias em impostos) como vossas senhorias vivem do seus salários. Se não houver lucro não há interesse, aviação não e caridade. Imagina só: pousar um 737 pra levar 2 políticos para passear em SP. HAHAHAHA!!!!
  • Claudio Lemes Louzada 19/06/2024
    O gargalo em Franca é a qualidade e baixa resistência do piso asfáltico da pista, apenas PCN26. A Gol sabe que devido ao tamanho e peso de suas aeronaves não pode operar em Franca sem danificar a pista. Simples assim.