NO SÁBADO

'Allan Kardec' realiza pedágio para arrecadar aparelhos quebrados

A população poderá participar contribuindo com a doação de eletrônicos e eletrodomésticos quebrados ou sem uso, das 9h às 11h30 do sábado, 15, em frente à Fundação.

Por Hevertom Talles | 10/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

divulação

Ação do Pedágio de Eletrônicos  da Allan Kardec
Ação do Pedágio de Eletrônicos da Allan Kardec

A Fundação Allan Kardec promove no próximo sábado, 15, mais uma edição do pedágio de eletrônicos. A ação faz é realizada pelas Oficinas Inspiração, do Centro de Promoção de Saúde Mental, da Fundação. As oficinas são um projeto que garante trabalho e renda para pessoas em tratamento mental.

A população poderá participar contribuindo com a doação de eletrônicos e eletrodomésticos quebrados ou sem uso, das 9h às 11h30, diretamente na instituição, localizada na rua José Marques Garcia, 675, Bairro Cidade Nova, em Franca.

Poderá ser destinado como forma de descarte correto eletroeletrônicos quebrados ou sem uso, incluindo impressoras, computadores, fax, celulares, liquidificadores, secadores de cabelo e outros aparelhos eletrônicos.

Segundo a instituição, o material recolhido será destinado às Oficinas Inspiração, um projeto do Allan Kardec que visa a criação de trabalho e geração de renda para pessoas em tratamento de transtornos mentais. Após receber os materiais, os participantes desmontam os eletrônicos e vendem as peças para remanufatura, dividindo o dinheiro arrecadado entre eles.

O pedágio acontece de forma rápida, através sistema de drive-thru, onde os doadores não precisam sair dos seus veículos, já que a equipe estará de prontidão recolhendo os aparelhos.

“Aqui na Fundação, o seu lixo eletrônico gera trabalho e renda para as pessoas em tratamento de saúde mental. Contamos com a adesão da comunidade para apoiar nosso projeto”, comenta a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

A ação também contribui com o meio ambiente, garantindo a destinação corretas dos materiais recebidos. Segundo um levantamento, o projeto recebe em média 2 toneladas de lixo eletrônico por mês, e tem capacidade para trabalhar com uma quantidade ainda maior.

Oficinas Inspiração

As Oficinas Inspiração começaram a ser implantadas pela Fundação Allan Kardec em 2018 e atualmente incluem a Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, a Oficina de Costura em Couro e a Oficina Agrícola, que cultiva uma horta orgânica na própria instituição e vende os produtos para a comunidade. As atividades envolvem cerca de 50 oficineiros, que conseguem, além da atividade terapêutica, uma fonte de renda.

Serviço

Pedágio de Eletrônicos
Data: 15/06/2024 - sábado
Horário: 9h às 11h30
Local: José Marques Garcia, 675, Bairro Cidade Nova, em Franca (em frente à Fundação Allan Kardec)

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.