QUEDA LIVRE

Franca 'assiste' aeroporto de Araraquara receber voos comerciais

Com 100 mil habitantes a menos, Araraquara terá quatro voos diários da Azul.

Por Pedro Baccelli | 30/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Sampi/Franca

Arquivo/GCN

Aeroporto de Franca deve voltar a ter voos comerciais no 2º semestre
Aeroporto de Franca deve voltar a ter voos comerciais no 2º semestre

A Azul Linhas Aéreas divulgou na terça-feira, 28, a retomada dos voos comerciais no Aeroporto "Bartholomeu de Gusmão", em Araraquara (SP). O anúncio reacende a discussão sobre o futuro do Aeroporto "Tenente Lund Presotto", em Franca.

Ambos os aeroportos são administrados pela Rede Voa. Não é a única coincidência. Na região, a referência é o Aeroporto Estadual "Dr. Leite Lopes", em Ribeirão Preto. A questão é que Franca e Araraquara estão a 90 e 91 quilômetros, respectivamente, dos ribeirão-pretanos — ou seja, distâncias semelhantes.

Outro fator que chama a atenção é o populacional. O Censo Demográfico de 2022 aponta que Araraquara possui mais de 242 mil habitantes, enquanto Franca chegou a 352 mil habitantes.

Esses fatores têm levado os moradores de Franca a questionar por que a infraestrutura de Araraquara está sendo priorizada para receber voos comerciais. A reportagem entrou em contato com a Rede Voa para esclarecer a questão, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.

O que se sabe é que o aeroporto aguarda a homologação e autorização para voos comerciais, especialmente do Boeing 737-800, que operará em Franca. Essa autorização, denominada 3CVFR, é essencial para permitir pousos e decolagens no aeroporto, segundo divulgado pelo Portal GCN/Rede Sampi em dezembro de 2023.

Cinco meses se passaram e o público segue aguardando resposta. Caso se concretize, em Franca, a obrigatoriedade de fornecer voos comerciais é da Gol. A empresa também foi procurada pela reportagem e pediu para responder na próxima semana.

Enquanto isso, o aeroporto de Araraquara se prepara para operar com quatro voos comerciais diários para Viracopos, em Campinas (SP), a partir de 14 de outubro.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

16 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Reginaldo
    05/06/2024
    O aeroporto é particular gente entendam não haverá voos comerciais em franca nunca.
  • FERNANDO
    04/06/2024
    com certeza o motivo é político. Edinho Silva, prefeito de Araraquara é amigo pessoal do Lula, enquanto Franca deu mais votos ao bolsonaro do que ao atual presidente
  • Dirceu
    04/06/2024
    Sem demanda pra quê voos comerciais??? o povo mal anda de busão, quem dirá de avião... Esse povinho adora meter a briguinha Lule/Bozo em tudo..... Parecem aqueles burros com aquele negócio tapando os olhos... Só conseguem ver numa direção(pra baixo)... kkkk
  • Darsio
    01/06/2024
    Mas, complementando a resposta ao Lule, digo que o prefeito de Araraquara é do partido do presidente e com o qual possui muita afinidade, ao ponto do próprio presidente ter ido a cidade por mais de uma oportunidade. Viu só, Lule. Os araraquarenses fizeram o \"L\" e ganharam voos comerciais. Mas, falando sério, digo que Araraquara e região é do ponto de vista econômico, muito mais dinâmica do que Franca, cujas elites e lideranças políticas ainda acreditam que somos governados por D. Pedro II. Ou seria D. Pedro XI?
  • Estevão nilo Simplicio
    31/05/2024
    Acho que isso depende de força política e não de tamanho de cidade exemplo e Piracicaba com 438.000 hab segundo o último senso do IBGE e cede da região metropolitana e não possui um Aeroporto com voos comerciais
  • Darsio
    31/05/2024
    Perguntem ao Lule por qual motivo Eduardo Bolsonaro nada faz pela cidade. O sujeito só aparece na cidade em tempos de eleição e, mesmo o seu pai estando como presidente por quatro anos, não me lembro de que nessa época haviam voos comerciais no aeroporto da cidade. E aí Lule! Vai nos responder?
  • Francana
    31/05/2024
    Vcs conhecem a expressão “fim de linha”?
  • LULE
    31/05/2024
    É pra isso que temos que fazer o L nessas eleições, só amor pode vencer!!!!! Franca próspera com progresso já.
  • Darsio
    31/05/2024
    Não vamos nos esquecer que Araraquara está em uma região de economia mais dinâmica. Está muito próxima de um importante tecnopolo, São Carlos. Em São Carlos, temos duas das mais importantes universidades da América Latina, USP e UFSCAR, com destaque na área de tecnologia e, em Araraquara temos outro campus de renome da Unesp. Enquanto isso em Franca, não conseguimos se quer eleger um deputado federal e, nossos caciques políticos vivem como se ainda estivéssemos no tempo do império. Não aceitam dialogar com todos os governos, independente de partidos políticos, no sentido de atrair verbas, pois tudo fazem para reforçar a polarização. Nem mesmo um instituto federal a cidade conseguiu atrair, algo que foi conseguido por Ribeirão Preto. E, olha que o prefeito de Ribeirão Preto nem pertence a base aliada do presidente. Aliás, mesmo em campanha política para presidente, não me lembro dos principais candidatos passarem pela cidade, nem mesmo Bolsonaro que teve a maioria dos votos.
  • ze das couves
    30/05/2024
    Aqui tem demanda? O que conta é se vale a pena financeiramente deslocar uma aeronave pra levar meia dúzia de gato pingado, que não vão pagar nem o cafezinho que tá na gale. Uma rota custa caro, um pouso e uma decolagem tbm, se não houver retorno , mas é nunca que vai ter avião aqui. Se no tempo da Francal e dos grandes fabricantes de calçados não havia... Imagina agora. Vão esperando!
  • Adalberto costa
    30/05/2024
    Os unicos voos que franca vai ter e dos quero-quero no aeroporto. E nada mais.
  • djalma
    30/05/2024
    Isso é apenas o resultado do que venho dizendo há anos. Franca dá marcha-a-ré enquanto a região progride. A mentalidade empresarial em Franca é tacanha. Está perdendo negócios para cidades bem menores e também \"fora do eixo\". Só tem uma ou outra empresa de e-commerce por bravura e determinação de alguns poucos visionários. Prometeram uma fábrica de cerveja ali nos anos 20 do século passado que nunca aconteceu porque as lideranças locais temiam perder mão-de-obra barata. Construíram em Ribeirão Preto e mais recentemente em Uberaba e Passos. É isso aí..
  • APARECIDO DONIZETE NUNES
    30/05/2024
    GCN / Sampi Araraquara é menor que Franca , População menor tambem , mas tem poder Aquisitivo e ICMS maior que Franca, portanto não é Assistir e sim Constatação .
  • Zezim
    30/05/2024
    Pergunta: Franca tem demanda para quatro voos diários para campinas ou são Paulo??
  • carlos
    30/05/2024
    Lá tem politicos que atuam pela cidade,aqui não.Cade nossos deputados?
  • José Roberto
    30/05/2024
    Vocês ainda vão continuar votando em Alexandre, Daniel Bassi e Cia?!?!?!