Os moradores de Franca foram surpreendidos por uma rápida mudança no tempo no meio da tarde desta sexta-feira, 24. O que começou como um dia de céu azul pela manhã se transformou em um cenário de filme após uma tempestade de poeira atingir a cidade.
O cenário, que já estava diferente dos últimos dias com uma temperatura mais baixa pelas manhãs, começou a mudar por volta das 15h, quando o tempo em toda a região indicou algo novo. A nuvem de poeira, que veio da região de Ribeirão Preto, encobriu parte do céu francano, principalmente nas regiões Sul, Oeste e Central.
No Distrito Industrial, um internauta mandou um vídeo do início da “tempestade de areia”. Ventos fortes e uma grande nuvem de poeira eram vistos.
Já um ouvinte da rádio Difusora, morador do bairro Estação, flagrou a nuvem encobrindo parte da cidade, principalmente a zona Sul, região do Poliesportivo, entrada da cidade pela rodovia Cândido Portinari.
Apesar da mudança na velocidade dos ventos, o clima ainda era agradável. Às 14h, o Climatempo apontava 29 ºC.
A tempestade de poeira também foi vistas em Ribeirão Preto, Restinga, Batatais, Orlândia e Brodowski, além de outras cidades na região de Ribeirão Preto.
Apesar do clima ter mudado, não foi registrada chuva na cidade. Em Franca não cai um pingo de água do céu desde o dia 12 de abril, quando foram registrados 7 mm de chuva, de acordo com o Somar.
Mas como se forma essa tempestade de poeira?
De acordo com o Climatempo, a tempestade de poeira acontece quando ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para a atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
José Roberto 25/05/2024O sertão vai virar mar dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão (Sá e Guarabyra). Sem cobertura florestal a tendência é isso se tornar comum nessa época do ano. Agosto e setembro serão piores. Para os negacionistas do clima é difícil ver a mudança climática na prática depois de escutar tanta asneiras dos bolsonazis...
-
paulo cintra 24/05/2024me lmebrou episodio que tivemos em 2021, com aquela tempestade... esta tudo ficando comum que dá medo de viver ultimamente