ROTA DAS ROSAS

Peregrinação até o Santuário de Cássia sai de Franca no domingo

Por Tiago Vieira | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Foto da peregrinação Rota das Rosas realizada em fevereiro deste ano
Foto da peregrinação Rota das Rosas realizada em fevereiro deste ano

O Projeto Rota das Rosas realiza a partir desse domingo, 19, uma peregrinação em comemoração ao dia de Santa Rita de Cássia. A peregrinação se inicia em Franca e terá seu roteiro concluído no dia 22, no Santuário de Santa Rita, na cidade de Cássia (MG).

O projeto fundado pelo casal Nayara Ramos, de 37 anos, e David Alonso, de 40 anos, surgiu no ano de 2020 com o objetivo de proporcionar às pessoas a oportunidade de vivenciarem a experiência da peregrinação, possibilitando o desenvolvimento físico, mental e espiritual. “David sempre teve a vontade de que nós dois tivéssemos um projeto juntos, e vimos nas peregrinações essa oportunidade. Somos muito religiosos, sempre participávamos das peregrinações”, conta Nayara Ramos, coordenadora da Rota das Rosas.

A peregrinação terá quatro dias de duração, No primeiro dia, os peregrinos se encontram na Paróquia São Crispim, no City Petrópolis, zona Norte de Franca, às 6h30, para a bênção de envio. Às 7h45, começa a caminhada de 18 km até o Mosteiro de Claraval (MG), onde os fiéis vão dormir na primeira noite. Durante o dia, serão oferecidos aos peregrinos café da manhã, almoço e jantar, com muitas frutas, lanches e água.

No segundo dia, a caminhada segue para cidade de Ibiraci (MG), com paradas no Morro do Cavalo, Bar do Barba, Pastel do Geraldo e na Igreja Nossa Senhora das Dores, somando 29 km de caminhada.

Já no terceiro dia, às 5h da manhã, os peregrinos partem em direção à cidade de Cássia (MG), com as paradas nas Cachoeiras Gêmeas e, enfim, a chegada no Santuário de Santa Rita de Cássia, andando 36 km somente no terceiro dia.

O quarto dia da peregrinação, quarta-feira, 22 de maio data que é comemorada o dia de Nossa Senhora de Cássia, os caminheiros terão o dia livre para participar das atividades religiosas do Santuário. A volta está marcada para as 15h nos veículos de transportes disponibilizados pela organização. O ponto final da peregrinação será na praça da Igreja da Capelinha, em Franca.

A equipe de organização também elaborou caixas com medicamentos e sinalizações nas trilhas. A caminhada será totalmente realizada em zonas rurais, com diversas paisagens. Ao todo, são 6 organizadores e 36 peregrinos vindos de diversas regiões do Brasil, como Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, para participar da caminhada.

As vagas para esta edição da Rota das Rosas estão encerradas, mas Nayara conta que a partir do dia de 23 de maio as inscrições para a peregrinação Rota das Rosas, Franca a Cássia, de 19 a 22 de maio de 2025, vão estar abertas.

As próximas peregrinações da Rota das Rosas vão ocorrer ainda neste ano, nas datas de 6 a 9 de julho e 14 a 17 de novembro, e estão com vagas abertas. Para fazer as inscrições ou obter mais informações, ligue para o número (16) 99808-0587 do Projeto Treinos e Trilhas.

Peregrinos na Pista
O padre do Santuário de Santa Rita de Cássia, Dione Piza, publicou recentemente no perfil do Santuário no Instagram, que espera muitos peregrinos no dia 22 de maio e, por isso, fez um alerta aos motoristas e caminhoneiros que vão transitar próximo à cidade de Cássia, nas estradas e rodovias.

“O nosso pedido é atenção, motorista, tem peregrino na pista. Estamos esperando muitos peregrinos que virão ao maior Santuário do mundo (dedicado a Santa Rita) a pé, durante o dia e a noite. Por isso, o nosso pedido a você, trabalhador ou que está a passeio, atenção, motorista, haverá peregrino na pista”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Iraci mattos domingos 17/05/2024
    que STA RITA DE CASSIA, ,JESUS, MARIA E JOSE, estejam, guiando,m cada passo, que derem,.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 17/05/2024
    Boa tarde Gcn /Sampi esse número de Telefone não atende