BASQUETE

Lucas Dias é convocado para a seleção pré-olímpica de basquete

Ala-Pivô é o único atleta do Sesi Franca na competição; técnico do clube, Helinho Garcia é assistente técnico do comandante Aleksandar Petrovic.

16/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/SFB

Técnico Helinho Garcia e o ala-pivô Lucas Dias
Técnico Helinho Garcia e o ala-pivô Lucas Dias

A Seleção Brasileira de Basquete foi convocada para os treinos visando a participação no Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, que acontecerá de 3 a 7 de julho. Este torneio representa a última chance do time garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O técnico Aleksandar Petrovic convocou 17 atletas para integrar o grupo, que se reunirá a partir do dia 10 de junho na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Entre os convocados, estão o ala-pivô do Sesi Franca Lucas Dias e o técnico do clube, Helinho Garcia, como assistente técnico de Petrovic.

A seleção mantém a base que disputou a Copa do Mundo de 2023, adicionando novos talentos como João Marcelo “Mãozinha”, Gui Deodato, Elinho Corazza e Alexey Borges. Uma novidade é o retorno de Raulzinho, recuperado de uma lesão sofrida durante a Copa do Mundo na Indonésia.

"É uma mescla de jovens e veteranos, de atletas que conheço e que sabemos o potencial. Um grupo interessante para a disputa do Pré-Olímpico", explicou Petrovic. "Esse será o meu quarto torneio, e ele é muito específico. Temos que ter atenção, principalmente no primeiro jogo, contra Montenegro, para podermos buscar uma vaga na semifinal e escapar da Letônia neste estágio”.

Adversários no Pré-Olímpico
O Brasil enfrentará Montenegro e Camarões na fase inicial do Pré-Olímpico. Nas semifinais, as possíveis adversárias são Letônia, Filipinas ou Geórgia. Apenas o campeão do torneio se classificará para os Jogos Olímpicos. No último Pré-Olímpico, o Brasil chegou à final contra a Alemanha, atual campeã mundial.

Amistosos preparatórios
Antes de encarar o desafio em Riga, a Seleção Brasileira realizará uma série de amistosos na Europa. No dia 24 de junho, o time enfrentará a Polônia, seguido por um confronto contra a Croácia no dia 26, ambos em Opatija, na Croácia. Em 28 de junho, a equipe jogará contra a Eslovênia em Liubliana.

Esses amistosos são fundamentais para ajustar a equipe e testar estratégias antes do Pré-Olímpico. A ESPN transmitirá o torneio no Brasil, enquanto os detalhes dos horários e transmissões dos amistosos ainda serão confirmados.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.