TRADIÇÃO

Franca 200 anos: primeira edição da Expoagro acontecia há 81 anos

Evento se tornou tradicional na região, reunindo negócios, entretenimento, cultura e lazer.

Por Guilherme Faber | 13/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo/Comércio da Franca

Fernando Costa, ao lado de autoridades, na primeira Expoagro, em 1943
Fernando Costa, ao lado de autoridades, na primeira Expoagro, em 1943

O mês de maio é especial para população francana, ou seja, época que ocorre a tradicional Expoagro (Exposição Agropecuária) de Franca, festividade que reúne negócios, entretenimento, cultura e lazer. A festa faz parte da história dos 200 anos da cidade.

A sua 53ª edição começou na última quinta-feira, 9, e segue até o dia 26 de maio. Neste domingo, 12, o GCN/Sampi vai recordar a primeira edição da Expoagro, que acontecia há 81 anos.

Saiba mais sobre o início da Expoagro
Tudo começou em 27 de março de 1943. Na ocasião, esse espetáculo aconteceu de forma improvisada no estádio da Francana, situado na Rua Simão Caleiro, e sem nenhum concerto musical, isto é, apenas com exposições de gado, devido à vinda do então Interventor do Estado Fernando Costa para Franca.

O banqueiro Hygino Caleiro Filho, o secretário da Agricultura, Dr. Paulo de Lima Corrêa, o prefeito de Pirassununga (SP), Cel. João Alberto Faria, e o Promotor Público da Comarca, Dr. Flávio Rocha, foram as principais autoridades e personalidades presentes. Em meio a sua agenda, Costa participou do ato inaugural das novas instalações da Escola Normal Livre de Franca e da Estação de Tratamento de Água do Bairro Miramontes.

Vale ressaltar que Fernando prometeu a construção de um parque permanente de exposições nessa oportunidade. Assim, a Expoagro ficou sem espaço fixo por dez anos e só no ano de 1953 essa promessa se concretizou com a “Iª Exposição de Animaes e Produtos Derivados”, cuja festividade durou de 27 até 30 de junho.

Essa edição de 1953 foi feita pela Associação dos Produtores do Vale do Sapucaí e recebeu os representantes do então presidente da República Juscelino Kubitschek, Geraldo Simões e Manoel Ferreira Guimarães, do chefe do executivo do Estado paulista, Professor Lucas Nogueira Garcez e outras personalidades da região.

Não foi o espaço determinado que atraiu a multidão, mas tudo que foi exposto e, principalmente, a cabeça campeã “Bombaim”, da raça Gir, que pertencia ao plantel do famoso Sr. Continentino Jacintho da Silva.

Os desdobramentos da Expoagro
Franca inaugurou a sua primeira exposição a nível estadual em março de 1957, acontecimento responsável pela inclusão do município no circuito dos principais eventos agropecuários brasileiros.

“A nona Expoagro foi em 1969 e, até então, não havia shows. Só anunciavam as atividades agropecuárias. Só foi ter a décima Expoagro, em 1976, que aí apareceram os shows”, disse o servidor público municipal e historiador Wanderlei Donizete Pereira.

Naquele ano, Silvio Brito, Márcio Greick, Cascatinha e Inhana, Chacrinha & Suas Chacretes, Márcio José, Tonico e Tinoco, Wanderley Cardoso, Moacir Franco e Ângelo Máximo agitaram o público com as suas músicas.

Indubitavelmente, os shows viraram marca registrada da Expoagro ao ponto de sempre haver a expectativa da maioria da população sobre quem serão os artistas dessa feira agropecuária.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.