AGRESSÃO

Secretária de Saúde de Franca lamenta agressão a técnica de enfermagem; 'salvam vidas'

Waléria disse em entrevista à rádio Difusora que a demanda de pessoas que vêm procurando atendimento na rede pública saltou de 1.200 para 3.800 na média diária

Por N. Fradique | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

N. Fradique/GCN

Waléria Mascarenhas: “Eles (servidores) não têm medido esforços para atender toda a população da melhor forma possível'
Waléria Mascarenhas: “Eles (servidores) não têm medido esforços para atender toda a população da melhor forma possível'

A Secretária de Saúde de Franca, Waléria Mascarenhas, lamentou o episódio de agressão contra uma técnica de enfermagem de nome Vanessa, provocada pelo pai de uma criança que estava em atendimento no Pronto-socorro Infantil nesta terça-feira, 16. Em entrevista à rádio Difusora AM nesta quarta-feira, 17, ao programa A Hora é Essa, a secretária informou que a profissional da saúde está recebendo todo apoio da SIAS (Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor) e que o caso será apurado pela Polícia.

Waléria, que também é uma profissional da saúde, lembrou que os servidores da área merecem respeito porque eles salvam vidas. “É lamentável o ocorrido. A gente entende a dor do pai de ver o sofrimento de um filho, só que nada justifica uma agressão. Esses profissionais que estão sendo agredidos hoje foram profissionais que salvaram a vida de milhares de pessoas na época da pandemia. Hoje esses profissionais continuam salvando vidas que procuram os serviços de atendimento”.

A secretária reconhece o aumento da demanda de pessoas que vêm procurando atendimentos na rede pública, informando que a média diária saltou de 1.200 para 3.800. “Eles (servidores) não têm medido esforços para atender toda a população da melhor forma possível. A gente vem tendo aumento significativo dos nossos atendimentos e eles têm trabalhado incansavelmente”.

Waléria confirmou que o pai da criança de aproximadamente 2 anos já foi identificado e o caso será apurado já que houve registro de boletim de ocorrência. “A média de espera era de duas horas, mas vale lembrar que todas as crianças passam por uma triagem para saber da urgência. A criança já havia sido atendida pelo médico e estava aguardando para ser feita a medicação, acompanhada pela mãe”.

Vagas de internação
Sobre a demanda por vagas de internação e pacientes ficarem por mais de cinco dias à espera de um leito na rede SUS, após atendimento na rede municipal, Waléria diz que os números são analisados diariamente e que não há necessidade de decretar estado de emergência na cidade.

“A gente discute números e acompanha diariamente toda a situação. Teve um aumento no atendimento com sintomas de dengue, mas de internação, não. Começou a colapsar nestas duas últimas semanas. Quando o governador decretou o estado de emergência, nós ainda não estávamos nessa situação. A gente estuda números todos os dias, tenta alternativas todos os dias para não deixar a população desassistida. O Estado vem buscando vagas fora de Franca”.

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4 COMENTÁRIOS

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  • Elenice
    18/04/2024
    A DEMORA NO ATENDIMENTO NÃO É INACEITÁVEL, INACEITÁVEL É AGREDIR TRABALHADOR!!!!! A população está enfrentando filas no serviço público e na rede particular também, a culpa não é dos profissionais de saúde, a culpa é nossa. Se todos cuidassem para a não proliferação dos mosquitos, cuidados com higiene, lavagem das mãos, uso de álcool gel e principalmente usar a máscara quando estiver resfriado, certamente não os Hospitais e Prontos Socorros estariam em melhor situação de atendimento. As desordens no serviço público, são única e exclusivamente de responsabilidade da gestão, ou seja, para quem não sabe, a culpa é dos chefes, encarregados, diretores, prefeitos, secretários de saúde e governadores... Porém, a população cobra, e chega ao cúmulo de agredir o trabalhador, o que menos tem culpa diante do caos que vivenciamos na saúde, segurança pública e educação. Esses pais e mães, que aqui nos comentários foram intitulados como \"REVOLTADOS\", devem se revoltar com a corja política que engana a população há anos. Franca cresceu, será que o poder público não enxerga que precisa investir para atender a população dignamente???? A população tem que cobrar quem administra.!!! Cadeia para todo revoltado que agredir trabalhador em cumprimento de seu dever.
  • Luana
    18/04/2024
    A demora no atendimento é inaceitável e sem dizer que minha filha ficou tomando soro e eles ficavam de rodinha de conversa e risada lá dentro na parte de medicação. Um cúmulo,aí chega a hora que um pai como este se revolta mesmo
  • ALEX SANDRO CORREA
    18/04/2024
    Fiquei na upa com meu filho sete horas, apenas pra mostrar um exame, percebi que o que falta não é médico,e sim gestão, muito mal organizado o gerenciamento de atendimento,não tem critério,passam muita gente na frente dos outros,misturam os casos, coitado dos profissionais da área,me pergunto,a secretária de saúde tem plano de saúde???
  • ira
    18/04/2024
    inaceitavel,a conduta dessa pessoa, agredir uma funcionaria, merece puniçao severa, por parte das autoridades;,