É LEI

11 de agosto: Vereador propõe e prefeito cria 'Dia do Hip Hop' em Franca

'Dia da Cultura Hip Hop Francana', proposto pelo vereador Marcelo Tidy (MDB), foi promulgado em lei pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

Por Hevertom Talles | 09/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo/GCN

Hip Hop: show no Leporace em Franca de
Hip Hop: show no Leporace em Franca de

Mais uma data comemorativa foi criada no calendário do município de Franca. A partir de agora, todo dia 11 de agosto de cada ano será considerado o “Dia da Cultura Hip Hop Francana”.

A proposta de lei nº 9.492 é do vereador Marcelo Tidy (MDB) e promulgada em lei pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

De acordo com a publicação do Diário Oficial desta terça-feira, 9, a definição faz parte das diretrizes municipais para ações de valorização e fomento da cultura Hip Hop no âmbito das políticas municipais de cultura.

Ainda segundo a publicação, fica instituída a Semana do Hip Hop de Franca no mês de agosto, a realizar-se na semana do dia 11 de agosto.

Em um trecho, a publicação relata que quando houver disponibilidade orçamentária instituída pelo poder executivo municipal, a produção da Semana do Hip Hop de Franca será realizada diretamente pela administração municipal ou por entidade formalmente constituída há mais de cinco anos que tenha como objeto principal a promoção de ações relacionadas à cultura Hip Hop mediante certame público.

São elementos estruturantes da Cultura Hip Hop, segundo a lei:

  • 1º o Disc Jockey - DJ
  • 2º a dança Breaking
  • 3º o Graffiti ou Writing
  • 4º o Mestre de cerimônias - MC
  • 5º o Conhecimento

E mais
A publicação oficial ainda detalha que:

  • 6º Além daqueles referidos no caput, são também elementos da cultura Hip-Hop, dentre outros: I - o Beatboxing; II - o DJing e Turntablism; III - o MCeeing; IV - a música RAP; V - o freestyle em rimas e em danças; VI - as B.Girls (break-girls); VIII - as jams e cyphers (rodas de dança ou rima); IX - o Poetry Slam; X - as batalhas de dança, rima, discotecagem, Graffi ti ou poesia; XI - as crews de Hip-Hop; XII - as gírias e as expressões; XIII - o jeito de se vestir ou Hip-Hop Fashion; XIV - as seguintes danças urbanas (street dances): Breaking; Popping; Boogaloo; Locking; Up-Rocking; Hip-Hop Freestyle Dance; House Dance; Waackin’-Punkin’.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Vera Lemes
    12/04/2024
    Que demais!!!
  • Ubiratan Manuel Santana
    10/04/2024
    Parabéns pela iniciativa. Investir em cultura transforma o futuro das pessoas.
  • nilton antonio gomes
    10/04/2024
    Esse Marcelo tidy é um fanfarrão, não ganha nem pra síndico de prédio mais.
  • Marcio
    09/04/2024
    Com todo respeito a cultura hip Hop, mais nao teria algo mais interessante pra esse vereador fazer, oor exemplo agilizar o atendimento na saúde